Três Lagoas | Da redação/com Rádio Caçula | 30/03/2014 11h51

Exames Laboratoriais irão definir o destino das Capivaras da Lagoa

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - O espaço verdadeiramente pertence a elas, mas com o grande crescimento demográfico da cidade, a Lagoa Maior passou a ser ponto turístico, e as capivaras estão perdendo o espaço e até mesmo causando um certo risco para saúde de alguns frequentadores do local.

No dia 20 de março, o Ministério Público Estadual (MPE) de Três Lagoas realizou no mesmo dia, uma reunião em sua sede para saber os destinos dos animais que vivem na Lagoa Maior, cartão postal da cidade.

Foi discutido na reunião, providências para averiguar a situação dos animais pois havia suspeitas de que a infestação de carrapatos em áreas da Lagoas, poderiam transmitir doenças a população. Os integrantes do grupo de definiram que nesta semana, no dia 26 (quarta-feira) uma equipe especializada andaria no entorno da orla da lagoa recolhendo carrapatos e material necessário para exames específicos.

O promotor do Meio Ambiente, Dr. Antônio Carlos Garcia de Oliveira, afirmou que o futuro das espécies dependerá do resultado dos exames laboratoriais, caso alguma das capivaras estejam contaminadas elas poderão ser eutanasiadas, para prevenção de proliferação de doenças em humanos.

Enquanto nada é definido, veterinários orientam moradores a evitar passear com seu cães, em locais próximos aos grupos de capivaras ou tentar averiguar a área antes para evitar contato com o parasita.

Os cuidados valem também para pessoas que adoram sentar na grama para apreciar a Lagoa, os frequentadores devem levar um tecido e forrar o espaço antes de sentar, sempre verificando se há infestação do carrapato no local.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS