Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 08/08/2013 17h20

Famílias farão integração para morar em conjunto habitacional

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - A administração municipal contratou empresa  para a implantar e executar Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) para ser desenvolvido com as famílias do Conjunto Habitacional Novo Oeste, em fase final de conclusão no Jardim Carandá. A empresa MP Assessoria e Consultoria em Projetos Sociais foi à vencedora da licitação para a execução de ações de mobilização, organização comunitária, educação, geração de trabalho e renda conforme Termo de Referência e Projeto de Trabalho.

De acordo com a diretora do Departamento de Habitação, Sônia Regina Gois, os recursos para o pagamento dos serviços à serem prestados pela empresa contratada na ordem de R$1,190 milhões  são destinados pela Caixa Econômica Federal ao município e estão previsto no projeto de implantação de Conjuntos habitacionais construídos pelo programa “Minha Casa, Minha Vida.

O projeto será desenvolvido em 12 meses, período quando as famílias receberão orientações e acompanhamento nas diversas ações sociais que serão executadas. As famílias vão receber orientações sobre coleta seletiva de lixo, economia doméstica, vida em condomínio, encaminhamento em ações de trabalho e renda entre outras atividades. “Como existe uma cultura diferenciada entre os moradores do condomínio é preciso trabalhar essa questão e socializar as famílias que vão receber apartamentos para moradia. Essa não é nem uma exigência da Prefeitura, mas da própria Caixa”, explicou Sônia.

De acordo com a diretora, o projeto conta com a participação de psicólogo, pedagogo, assistente social, professor de educação física, entre outros profissionais que irão fazer o acompanhamento dessas famílias. “O interessante desse projeto também é a questão da geração de renda. Essas famílias serão qualificadas para desenvolverem trabalhos que possam gerar renda. Além disso, participarão de passeios ecológicos, de dinâmica em grupo, entre outras atividades”, frisou.

CONJUNTO

O Conjunto Habitacional Novo Oeste será composto por 1.224 apartamentos  em área térrea e no primeiro andar de dezenas de blocos que foram constrídos. Segundo a diretora do Departamento de Habitação, isso significa dizer que aproximadamente quatro mil pessoas estarão morando no mesmo residencial. A obra, em fase final de acabamento, estava prevista para ser entregue no final do mês de agosto, entretanto, a Prefeitura ainda não confirmou a data correta para a entrega dos apartamentos.
Um dos critérios do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal é que as 1.224 unidades habitacionais sejam entregues de uma única vez. Sônia informou que a seleção das famílias está em fase final de definição na Caixa Econômica Federal.

Segundo Sônia, o município conta com 11 mil pessoas cadastradas no Departamento de Habitação aguardando a oportunidade de obterem a casa própria. “A Prefeitura faz a pré-seleção das famílias que preenchem os critérios do programa Minha Casa, Minha Vida, mas a lista final é definida pela Caixa Econômica Federal”, explicou.

INVESTIMENTOS

A prefeita Márcia Moura já adiantou que pretende autorizar a construção de mais 1.400 unidades habitacionais no mesmo bairro. Por esse motivo, a administração municipal pretende dotar toda essa região da infraestrutura necessária e equipamentos de uso comunitário. A construção de um Centro de Educação Infantil, que será o maior de Três Lagoas, orçado em R$ 2 milhões já teve a sua construção autorizada.

A principal via de acesso para o bairro já está pavimentada e, em breve, será autorizada também a construção de um posto de saúde no local. Estão previstas também obras de drenagem e implantação de rede de esgoto no bairro, assim como a construção de uma escola modelo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS