Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 11/04/2014 12h01

Governo destina 90 Policiais Militares para o município

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - Aumentou para 90 o número de policiais militares que irão reforçar a segurança de Três Lagoas. Até então, 2º Batalhão da Polícia Militar receberia 60 novos policiais, segundo anunciado no fim do ano passado. O acréscimo de 30 policiais para o município foi divulgadonesta quarta-feira, pelo governo estadual, através de decreto publicado no Diário Oficial do Estado.
Conforme o tenente-coronel, Wilson Sérgio Monari, comandante do 2º BPM de Três Lagoas, o acréscimo no número de convocados veio atender a um anseio do Comando Geral da corporação. “Esses novos policiais se fazem necessários para atender à necessidade da polícia, em decorrência do crescimento dos municípios e, em contrapartida, dos policiais que estão indo para a reserva”, destacou.
O concurso de formação de soldados foi anunciado em agosto do ano passado. As inscrições se encerraram no fim de setembro e, desde então, os candidatos vêm passando pelos testes, todos de caráter eliminatório. “Eles já passaram pela prova escrita e também pelo psicotécnico. Agora, acredito que a próxima etapa seja destinada ao exame médico e, depois, o teste físico”, informou Monari.
Segundo o comandante da PM, não há data certa para o início do curso de formação, que será ministrado em Três Lagoas. Mas, a expectativa é que os alunos estejam no município até o início do segundo semestre. “O impacto no nosso efetivo é quase que imediato. Esses alunos chegando, consigo liberar os policiais hoje lotados em setores administrativos”, explicou.
 
Com o acréscimo no número de policiais, o comando terá de reformular o sistema de distribuição, que já havia sido esboçado. A medida deve-se ao fato que, o 2º Batalhão também atende as cidades de Água Clara, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Selvíria, além dos distritos de De Brasa e Arapuá. O oficial explicou que hoje, a distribuição entre esses policiais é igualitária. “Na verdade, por ser sede, é Três Lagoas que perde com a saída de PMs nestes municípios, é daqui que tiramos para substitui-los”, lembrou Monari.
 
Por conta disso, e somado ao crescimento acelerado da cidade, é que mais de 80% desses novos policiais serão lotados em Três Lagoas.
 
EFETIVO


De acordo com o tenente-coronel, a nova turma de soldados refletirá em um acréscimo de 35% a 40% no efetivo local. O aumento só não será maior por conta das transferências que deverão ocorrer depois da formatura. Atualmente, 20 policiais militares que hoje atuam em Três Lagoas são de Campo Grande. “Isso não quer dizer que todos serão transferidos para a capital, pode ser que este número seja menor. Por enquanto, não há nada confirmado. Mas alguns deverão retornar para lá, este foi um acordo feito com o comando”, explicou.
 
O novo concurso também irá ajudar a PM local a suprir a demanda reprimida. De 2010, quando fora realizado o último concurso público, o 2º Batalhão perdeu em torno de 40 policiais militares, com processos de aposentadoria ou pedidos de transferência.
 
 
PM prende reativar projetos que foram suspensos por falta de efetivo
Assim que concluído o curso de formação, cuja duração é de cerca de oito meses, o comando da PM de Três Lagoas pretende implantar novos projetos e também reativar aqueles que foram suspensos por falta de efetivos.
Na lista das novas ações, está a criação de um policiamento tático de motos. Segundo o tenente-coronel Monari, hoje o 2º BPM possui 17 motocicletas à disposição. “Hoje são apenas duas por dia. Mas, com o concurso conseguíramos colocar mais motos nas ruas, sem prejudicar o sistema de rodízio das viaturas. Esses veículos estes que são mais ágeis e conseguem reduzir o tempo de respostas nos atendimentos”, concluiu.
 
Na lista de projetos, consta ainda a reativação do Policiamento Ciclístico, lançado há alguns anos que, por falta de efetivo, está parado. “Também poderemos montar postos fixos de em locais como a Lagoa Maior e intensificar o programa de Polícia Comunitária. Isso sem contar no maior número de policiais nas ruas para ações preventivas e ostensivas”. A Ronda Ostensiva Tática do Interior (Rotai) também poderá contar com uma equipe a mais na rua. Hoje são duas.


VIATURAS


O comando também aguarda, ainda para este ano, a chegada de até dez novas viaturas. A aquisição será feita pelo governo estadual, que, no final de março, destinou para Três Lagoas um carro e um caminhão guincho. “Hoje posso garantir que o nosso problema não é falta de viaturas”, completou.
 
Os veículos ainda não chegaram ao município por conta da falta do cartão destinado ao abastecimento.



VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS