Três Lagoas | Da Redação/Com Jornal do Povo de Três Lagoas | 10/05/2012 12h55

Hemonúcleo lança campanha “Filho Bom Doa Sangue”

Compartilhe:

O Hemonúcleo lançou, nesta semana, a campanha especial do Dia das Mães “Filho Bom Doa Sangue”. O objetivo é chamar a atenção da população para que ela ajude a unidade a aumentar o estoque de sangue. Atualmente, existem apenas 33 bolsas de sangue disponíveis para os hospitais. Segundo o médico e coordenador do Hemonúcleo, Lúcio Rogério Costa de Paula, a demanda tem sido atendida, mas, se acontecer algum imprevisto, o núcleo não conseguirá fornecer sangue suficiente.

Por mês, o Hemonúcleo recebe pelo menos 230 doadores. Conforme Lúcio, todas as bolsas são utilizadas no mesmo mês em que são doadas. “Bom seria se tivéssemos reservas. Afinal, não sabemos quando podem acontecer acidentes ou outros tipos de ocorrências”, destacou.

Para que a campanha seja mais atrativa, Lúcio disse que os doadores voluntários concorrerão a uma máquina de lavar. “Firmamos parceria com a loja de móveis e eletrodomésticos City Lar. Ela nos doou o prêmio”, disse. O sorteio será realizado na manhã de sábado na City Lar localizada na rua Paranaíba, no centro, em frente à agência bancária Santander. O coordenador disse ainda que a premiação é um ato simbólico de agradecimento aos colaboradores do Hemonúcleo.

De acordo com Lúcio, muitas pessoas temem doar sangue pois acreditam que, após o procedimento, ele pode engrossar ou até mesmo que o doador podem desmaiar ou passar mal. O médico disse que esses são mitos que não podem ser levados em consideração. Ele contou que uma equipe especializada faz uma triagem com o interessado em doar. “Se o voluntário nos disser que já teve algum tipo de problema, orientamos ele a não doar. A doação só acontece quando a pessoa está com boa saúde e se sente segura”, destacou.

Horário Especial

Hoje, o Hemonúcleo estará aberto das 18h às 21h. O objetivo é oferecer a oportunidade de doar àquelas pessoas que trabalham ou não podem ir até a unidade no horário de expediente.

Para doar sangue, é necessário apresentar documento com foto, válido em todo o território nacional, ter peso acima de 50 Kg, idade entre 18 e 67 anos. Também serão aceitos candidatos à doação com idades entre 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal.

É importante comer algo antes da doação e ter tido um repouso mínimo de seis horas. O doador ainda precisa evitar bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores ao procedimento e não ter fumado nas duas últimas horas. É necessário também evitar alimentos gordurosos.

Restrições

Não pode doar quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas, ou aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Os interessados em doar sangue podem ir até o Hemonúcleo, na rua Manoel Rodrigues Artez, número 520, no bairro Colinos, de segunda a sexta, das 7h às 11h30.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS