Três Lagoas | Da Redação/Com Jornal do Povo de Três Lagoas | 19/02/2013 13h03

Igreja e pracinha estão de portas abertas novamente

Compartilhe:

Enfim, os portões da praça e a igreja de Santo Antônio foram reabertos para a população, após quase dez meses fechados. Na manhã de ontem, o local recebeu a visita de várias pessoas. Algumas aproveitaram para descansar no banco da praça e outras para visitar a igreja, inclusive para fotogravar o prédio que é tombado como patrimônio histórico.

Foi o caso da turista que se identificou apenas como Aparecida, moradora de Campinas. Ela, que está em Três Lagoas a passeio, disse que viu o portão aberto e aproveitou para fotografar a igrejinha de Santo Antônio, assim como a fonte, a qual mesma desativada ainda chama muita a atenção em razão de sua arquitetura. “Aproveitei para tirar uma foto, pois achei lindo esse cenário. Eu passei aqui sexta-feira e o portão estava fechado. Hoje [ontem] eu vi aberto, aproveitei para entrar e fotografar. Achei linda essa fonte”, comentou a turista.

Aparecida não foi a única que esteve no local ontem.  Sueli de Lima Souza, que trabalha como faxineira na Caixa Econômica Federal, também aproveitou que os portões estavam abertos para descansar no banco da praça. Ela, que mora no Parque São Carlos, contou que sempre descansou na pracinha durante o horário do seu almoço. “Moro longe, então não compensa ir em casa almoçar, ainda mais a pé. Sempre tive o hábito de ficar aqui descansando até dar o horário de retornar ao serviço”, comentou.

Durante o período em que o local esteve fechado, Sueli disse que ficava na praça Senador Ramez Tebet, mas segundo ela, não é a mesma coisa. “Lá não tem sombra e não é tranquilo como aqui. Foi muito bom ter sido reaberta”, acrescentou.  A dona de casa Dilma Ferraz também aproveitou para descansar por alguns minutos no banco da praça. Ela, que reside no bairro Vila Haro, disse que sempre que vai ao Centro aproveita para se sentar um pouco no banco da praça, principalmente quando está muito quente.

FECHADA

A igreja de Santo Antônio ficou fechada há quase dez meses em razão de um ato de vandalismo que ocorreu em abril do ano passado no local. O fato provocou a decisão da Diocese em cercar a praça com uma grade para proteger o local da ação de vândalos.

Apesar de a igreja ter sido reaberta, conforme se comprometeu o bispo ao Jornal do Povo na semana passada, ainda não poderão acontecer missas no local, já que não houve reparação e bênção na igreja, como determina o Código de Direito Canônico da Igreja Católica, depois de ter havido um desrespeito ao local sagrado. O bispo disse que em breve isso irá acontecer, no entanto, outros rituais católicos, como novena, trezena, entre outras atividades podem ser realizadas normalmente na igreja.

A Prefeitura disponibilizou um funcionário, que ficará das 13 às 17h na igreja, recebendo a população e cuidando do patrimônio histórico. Os portões da praça, no entanto, ficarão abertos nos dois períodos e fechados à noite. Segundo a Assessora Especial do Departamento de Cultura, VickieVituri Garcia, o gerenciamento do local é de responsabilidade da paróquia. A Prefeitura apenas colabora em razão de ser um patrimônio histórico. “Embora as praças geralmente sejam espaços públicos, a de Santo Antônio tem uma igreja bem no meio, que não é de propriedade da Prefeitura, pois é particular.”, disse.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS