Três Lagoas | Com Prefeitura de Três Lagoas | 24/07/2023 09h02

Incêndio criminoso destrói quase 20 hectares de mata e ameaça animais nativos na reserva da CESP

Compartilhe:

Um incêndio criminoso de grandes proporções atingiu a reserva ambiental localizada entre o viveiro e o grêmio da CESP, na noite de quinta-feira (20), em Três Lagoas.

O sinistro logo foi comunicado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), que rapidamente organizou e enviou toda a equipe para o local.

Conforme o secretário da Pasta, Mauro De Grandi, os servidores adentraram a mata e iniciou os procedimentos cabíveis para conter as chamas. A equipe identificou 6 focos de incêndio distantes uns dos outros, o que indica ter sido proposital.

“Com certeza foi criminoso. Não há outra explicação para haver fogo em locais distantes. As chamas se espalharam rapidamente, consumindo a vegetação ressecada, levantando fumaça até as propriedades vizinhas e BR-262, proximidades do Atacadão e ameaçando os animais silvestres presentes na mata”, comentou.

A equipe avistou diversos animais fugindo do incêndio sendo lobos-guarás, tamanduás, cotias, veados, tatus e aves.

O trabalho durou aproximadamente 4 horas e teve apoio do Corpo de Bombeiros. Foi constatado que o crime degradou aproximadamente 20 hectares daquela área.

O secretário teceu elogios e agradecimentos à equipe da SEMEA pelo empenho no combate ao incêndio.

“Quem trabalha com meio ambiente sabe a importância de protege-lo. Quero muito parabenizar e enaltecer aos servidores da SEMEA pela dedicação nesta ação, pois, todos se doaram, homens, mulheres, servidores antigos e novatos. Este comprometimento fez toda a diferença. Gratidão”, concluiu.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS