Lideranças se reúnem para discutir ferrovia Norte- Sul
Três Lagoas (MS) - Para garantir que o traçado da Ferrovia Norte- Sul EF-267 passe por Três lagoas, o deputado estadual Eduardo Rocha se reuniu com o secretário estadual de Transporte e Obras Públicas, Edson Giroto, com os representantes da Fibria, Alberto Pagano Gil e Luís Washington Westmann e Carlos Afonso Saias, da Poyry Tecnologia.
“A Fibria também é uma das grandes interessadas na revisão desse trajeto. A previsão é de que a capacidade de produção de celulose de 1,3 milhão de toneladas passe para 3,05 milhões de toneladas/ano, torna a ferrovia peça fundamental para dar escoamento a toda essa produção”, explicou Eduardo.
O parlamentar ainda ressaltou que o deputado federal licenciado, Edson Giroto tem muito conhecimento e pode ajudar neste processo. “Além de conhecer o Estado, o Giroto ainda tem um transito excelente junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e também na Empresa de Planejamento e Logística (EPL), o que pode nos ajudar muito”, destacou Rocha.
Ao argumentar com o secretário, Eduardo detalhou porque o trajeto original está incorreto. “O trajeto original está errado, ele começa em Estrela D’Oeste no Estado de São Paulo e vem até Panorama, também no Estado de São Paulo, onde não tem nenhuma fábrica a não ser uma usina de álcool”, declarou.
O deputado, assim como as demais lideranças, defende um trajeto que venha do Estado de São Paulo, passando pela ponte de Aparecida do Taboado seguindo para Selvíria, por dentro da fábrica Eldorado Celulose que é a maior do mundo, e por Três Lagoas, passando por dentro da Fibria, que é a segunda maior do mundo. A intenção também é que a ferrovia passe por dentro da fábrica de Fertilizantes, da Petrobras, além da Siderúrgica, Sitrel. “Não podemos deixar que todas essas cargas fiquem de fora desse modal. Se não tivermos carga, então para que existe ferrovias. Nós esperamos e confiamos que esse trajeto será revisto”, disse o deputado.
ER – 267
A Ferrovia EF-267 é umas das ferrovias priorizadas pelo governo federal e ligará a região do Bolsão e da Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul, aos municípios de São Paulo. Os trilhos passarão por Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Angélica, Deodápolis, Dourados e Maracaju, com ramais integrando à malha ferroviária do Paraná, permitindo o escoamento da produção pelo município de Mundo Novo para Guaíra, Cascavel, Guarapuava, Irati, Iguaçu e Paranaguá, onde está localizado um dos mais importantes portos do Brasil.
A previsão é de que os primeiros vagões já estejam transitando nesta estrada de ferro em 2019. As linhas férreas estão previstas no Programa de Investimento e Logística, lançado no dia 15 de agosto do ano passado, que prevê investimentos na ordem de R$ 91 bilhões em 25 anos e a maior parte nos primeiros cinco, a contar de 2014.
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