Três Lagoas | Da Redação/Com Jornal do Povo de Três Lagoas | 20/02/2013 12h57

Moradores da Vila Piloto denunciam problemas urbanos

Compartilhe:

A rua Taufic Mohammed Farran na Vila Piloto V, nas proximidades do posto da Polícia Militar Ambiental, apresenta problemas que causam incômodo aos moradores. Um deles é referente à água pluvial. Já o outro é o vazamento na tampa de uma tubulação. Juntos, eles estão desbarrancando parte da via pública. 

O desmoronamento da rua criou um enorme buraco. É nessa cratera que a população aproveita para jogar entulhos, como galhos de árvores, restos de construção e até mesmo lixo doméstico. A atitude irresponsável incomoda a vizinhança.

De acordo com a agente de endemias, Elizangela Oliveira Torres, 29, a comunidade é abusada. Ela explica que o poder público limpa o local, mas, logo depois do mutirão, algumas pessoas jogam novamente lixo e entulhos no buraco. Na opinião da agente, o ideal é fazer um trabalho de conscientização junto à população. Depois disso, os fiscais da Prefeitura devem notificar e multar os desobedientes. 

Já o pedreiro Joel Pereira, 57, acredita que a administração pública deveria disponibilizar um lugar apropriado para a comunidade jogar entulhos e galhos de árvores. “A gente tem que limpar o quintal para evitar a proliferação da dengue e da leishmaniose, mas aí não tem onde depositar o lixo”, questionou. Atualmente, Três Lagoas conta com um aterro destinado para restos de construção civil e galhadas. O espaço fica no bairro Jupiá. 

Conforme o diretor do Departamento de Infraestrutura, Azevedo Garcia de Medeiros, nenhum morador da rua Taufic Mohammed Farran, na Vila Piloto V, registrou ocorrência no órgão. Porém, a equipe vai apurar o caso. Mas, ele adiantou que falta conscientização do três-lagoense. “A comunidade joga muito entulho nas vias públicas”, frisou.

Segundo Medeiros, em 2012 o departamento recolheu 620 sofás descartados em locais inadequados. Neste ano, de janeiro até ontem, já coletou mais de 200. “Esses números são impressionantes”, disse. 

PONTOS

O diretor informou ainda que o departamento estuda a possibilidade de estabelecer uma área em cada bairro para os moradores depositarem entulhos e ter um dia fixo para o caminhão fazer a coleta. “Mas, enquanto este projeto não é implantado, a população precisa colaborar com a limpeza da cidade, respeitando as datas de mutirões e coleta do lixo doméstico”, pontuou.

Segundo Medeiros, também é importante que os presidentes de bairros procurem o Departamento de Infraestrutura para listar os problemas de cada comunidade. 

A Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul (Sanesul) também foi procurada pela reportagem do Jornal do Povo para esclarecer o problema do esgoto. Segundo informações do órgão, será disponibilizada uma equipe de funcionários para checar o problema da rua Taufic Taufic Mohammed Farran.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS