Três Lagoas | Com Letícia Shirley | 17/12/2016 09h44

Obras do Contorno Rodoviário começam no segundo semestre de 2017

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Há mais de três anos com o projeto em andamento, as obras do Contorno Rodoviário tem a previsão de serem iniciadas apenas no segundo semestre do ano que vem, segundo o engenheiro e chefe regional do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Três Lagoas), Milton Rocha Marinho.

O projeto visa a redução do fluxo de veículos pesados que trafegam pela BR-262, visto que as estatísticas de acidentes aumentaram devido ao crescimento de cargas trazendo matérias-primas para as grandes empresas da cidade.

A avenida Ranulpho Marques Leal será beneficiada com o Contorno, pois diminuirá radicalmente o fluxo de grandes veículos pelo local, visto que ela esta localizada no perímetro urbano do município.

O Contorno influenciará também de forma positiva na BR-158. “É coisa de cidade grande [o projeto] e visa agasalhar o crescimento que vem aí”, argumenta Marinho. “Se não tivermos essa visão, trava tudo; uma hora vai dar enchente, vai dar um monte de transtornos comuns às grandes metrópoles que não tiveram planejamento e nem investimento em infraestrutura”, completa.

Marinho ainda explica que um projeto desses é de longo prazo, ainda mais quando se trata da necessidade de ser analisado através de vários setores do governo. “Nos meus documentos eu diria que em 2014 iríamos ter um caos na BR-262 por conta do crescimento da cidade e das novas indústrias que se instalaram aqui. Por essa razão, devemos agir logo, antes que piore o trânsito naquela avenida”.

Há dois anos, um diretor geral de Brasília resolveu atender a demanda de Marinho, solicitando os estudos para averiguação, porém, o projeto teve que dar uma parada em virtude dos comerciantes reclamarem que estabelecimentos que comercializam pneus sofreriam com a redução nas vendas caso os caminhoneiros não passassem mais por lá. “Eu garanto que essa obra não afetará nenhum comerciante daquela região”, salienta.

Ao se passar meses, foi feito um estudo por uma empresa contratada pelo DNIT e ela tinha que verificar a viabilidade técnica, econômica, ambiental. Com esse estudo eles apresentaram para o governo para ser analisado se valia a pena ou não investir em uma obra desta.
Marinho também relata que o projeto tinha um grande problema de possibilitar a execução através do Governo Federal e DNIT até 2017 se ele contratasse a empresa que fará a obra, pelo fato de ser muito burocrático na contratação do projetista.

“Por isso, eu entrei em contato com as empresas Fibria e Eldoraldo Brasil, e ofereci a proposta para eles sobre o Contorno Rodoviário que tinha que ser feito com urgência. Por que se eu contratasse a empresa para realizar a obra, iria demorar dois anos ou mais para a aprovação, agora se for uma empresa privada o processo é bem mais rápido”, conta.

Com isso o setor privado agilizará o trâmite, oferecendo ao governo a contratação dessa empresa, assim se submetendo às normas técnicas do DNIT de forma que consiga aceitar o projeto que será muito mais rápido. E de acordo com Marinho, as duas empresas aceitaram com boa vontade, devido a grande necessidade que Três Lagoas enfrenta há alguns anos.

“Portanto estamos concluindo essa fase do projeto junto com essas empresas, então com o auxílio de ambas, até meados de setembro ou outubro o projeto será finalizado. Consequentemente, a obra tem a previsão de ser finalizada daqui dois anos”, conclui.

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