Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 21/08/2013 11h05

Papiloscopistas de Três Lagoas realizam paralização por 48 horas

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - Em Três Lagoas, os papiloscopistas paralisaram as atividades por 48 horas, entre esta segunda e terça-feira. A ação faz parte do movimento nacional pela inclusão da função na categoria de peritos oficiais. As informações são da chefe interina do posto de identificação, Gilsa Mary Freitas da Silva Toledo.

De acordo com Gilsa Mary, a greve da categoria tem o intuito de convencer o Congresso Nacional a derrubar o veto presidencial nº 30/13, no qual a presidente Dilma Rousseff (PT) vetou o Projeto de Lei nº 244/2009 já aprovado pelo Congresso que incluiu os papiloscopistasna categoria de peritos oficiais. “Nosso argumento é que se o projeto de lei não for aprovado, os papiloscopistas podem ser contestados em algum julgamento ou ação judicial”, explicou. E continuou: “Os papiloscopistas da Polícia Civil exercem uma função há 110 anos, e tal cargo não é oficializado”, frisou.

Os papiloscopistas são responsáveis por fazerem Registros Gerais (RG), e também pela identificação criminal por impressão digital ou reconstituição facial (retrato falado e projeções de envelhecimento), laudos, confronto de laudos, necropapiloscopia.

Nestes dois dias de paralisação, cerca de 50 Registros Gerais (RG) deixaram de ser feitos no município, conforme Gilsa Mary. “Entretanto, a categoria trabalhou parcialmente, ou seja, pessoas idosas e deficientes físicos foram atendidas durante a greve”, esclareceu a chefe interina.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS