Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 17/09/2013 11h38

PM fecha o cerco contra som alto na Lagoa Maior em Três Lagoas

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - A Polícia Militar realizou, neste domingo, mais uma operação para combater a prática de som alto no entorno da Lagoa Maior. A ação acontenceu na avenida Aldair Rosa de Oliveira, próximo ao cruzamento com a rua Monir Thomé, e contou com a participação de cerca de 20 policiais militares.

Conforme o comandante da PM, tenente-coronel Wilson Sérgio Monari, ao todo sete veículos foram apreendidos por extrapolarem o máximo permitido por lei, tanto o Código de Posturas do Município quanto o Código Brasileiro de Trânsito. “Por lei, o permitido varia de 65 a 80 decibéis, em média. Entretanto, na Lagoa Maior encontramos veículos com som acima de 100 decibéis”, completou o oficial.

A apreensão dos veículos Fiat Strada, Saveiro, Gols (três), Renault Megane e Toyota Corolla foram feitas depois da aferição com um decibelímetro, que mede a altura da emissão de som no meio ambiente . Essa não é a primeira ação da PM naquela região.

Conforme Monari, há um mês, aproximadamente, a polícia vem realizando operações na Lagoa Maior todos os fins de semana, principalmente aos domingos. O objetivo é, além de combater à poluição sonora (que tem gerado reclamações por parte dos moradores da região), também coibir outras situações, como a presença de adolescentes desacompanhados de pais ou responsáveis e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas no local. “Trata-se de um pedido da população. Lá [Lagoa Maior] chega a reunir de mil a duas mil pessoas nos fins de semana, gerando outros problemas, porque vários adolescentes são flagrados em situações impróprias para a idade, além de se verificar o consumo excessivo de álcool”.

Dos sete condutores presos, e que tiveram os veículos apreendidos, um também foi autuado por embriaguez. Além da autuação aplicada pela PM, os motoristas responderão processo por crime ambiental [poluição sonora], onde as multas podem chegar a até R$ 5 mil.

SALDO

Ao todo, foram realizadas cinco operações de combate ao som alto em Três Lagoas no último mês, que resultaram na apreensão de 26 veículos. Destes, 22 foram apreendidos aos domingos. Os quatro restantes foram em ações promovidas às sextas-feiras e aos sábados. Além disso, a grande maioria estava na Lagoa Maior. “Desses 26, cerca de três ou quatro apenas foram apreendidos em uma operação realizada no bairro Jupiá”, destacou.

Para o comandante da PM, a operação tem reduzido o índice de som automotivo acima do permitido por lei na Lagoa Maior. Neste domingo, explicou, seria uma exceção por conta de uma competição dessa modalidade realizada no município. “Alguns condutores saíram do local onde o evento era realizado e foram para a Lagoa Maior”.

O tenente-coronel lembrou que, no ano passado, outras operações foram promovidas em conjunto com os órgãos de defesa dos direitos da criança e do adolescente para tentar reverter a situação.

BAIRROS

Monari informou que as ações realizadas na Lagoa Maior têm feito crescer ainda as reclamações nos bairros. No entanto, ele esclarece que, neste caso, é mais difícil de agir por não se tratar de casos de grande aglomeração de pessoas. “Nos casos dos bairros é mais complicado já que se trata de vizinhos e, na maioria das vezes, nem o próprio denunciante quer se indispor. O que a gente orienta nesse caso é tolerância e consciência de ambas as partes”.

O oficial explicou que, por se tratar de uma situação que envolve convivência, o ideal é que os vizinhos tentem a chegar a um acordo pacificamente. “A polícia, neste caso, só deve ser chamada em último caso, quando todas as tentativas de acordo falharam”, lembrou.

BALANÇO

Já no fim de semana todo,  as ações da polícia resultaram em um total de 211 pessoas abordadas, 181 veículos fiscalizados, um mandado de prisão cumprido e dois casos de tráfico de drogas registrados. Os dados foram divulgados pelo 2º Batalhão da PM, na manhça de ontem.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS