Três Lagoas | Da redação/com Perfil News | 30/07/2013 14h13

Prefeita participa da abertura da Conferência de Meio Ambiente

Compartilhe:
2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente tem a finalidade de discutir com a sociedade a Política Nacional de Resíduos Sólidos 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente tem a finalidade de discutir com a sociedade a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Foto: Reprodução)

Três Lagoas (MS) - A prefeita Marcia Moura esteve no auditório da Unidade I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas, onde participou da abertura da 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, na manhã desta segunda-feira (29).

O evento foi oficialmente aberto pelo secretário de Meio Ambiente, Milton Gomes Silveira, e contou com a participação do representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Lourivaldo de Paula, acompanhado do representante do escritório local do Imasul, Rafael Alex Barbosa.

Além de estudantes dos cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente contou com a presença do presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, Eurides Silva de Freitas, e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Genir Neves Silva, e Ledir Garcia de Souza, representando o Rotary Clube Cidade das Águas, entre outras autoridades representativas.

Ao agradecer a presença da prefeita Marcia Moura, o secretário municipal de Meio Ambiente resumiu o objetivo principal do evento e sua importância para o conhecimento e abordagem das questões ambientais.

“É uma oportunidade, aberta a toda a sociedade de Três Lagoas, para discutir e apresentar propostas de implantação de uma importante questão ambiental, que é a política de resíduos sólidos e como poderá ser aplicada no Município”, disse Milton Silveira.

“Um dos importantes propósitos de governo da prefeita Marcia Moura é dar atenção especial à implantação das políticas públicas de resíduos sólidos e. consequentemente, a coleta seletiva de lixo”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente.

“Comparando com os demais municípios do Estado e até com a Capital, Três Lagoas está adiantada e é exemplo na importância que dá às questões ambientais. Além da Plano de Manejo de Resíduos Sólidos, já aprovado pela Câmara, Três Lagoas possui também aterro sanitário e existe na atual administração o sério compromisso com as questões ambientais”, destacou Lourivaldo de Paula.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Em seu pronunciamento, a prefeita Marcia Moura destacou a importância da discussão e apresentação de propostas de ações de conscientização ambiental para o desenvolvimento sustentável de Três Lagoas.

“Temos em cada um de vocês a esperança e a forte possibilidade de ações concretas e conscientização ambiental que se fazem necessárias e imprescindíveis para o desenvolvimento sustentável que todos queremos para Três Lagoas”, ressaltou a prefeita.

“Junto com a educação ambiental, que deve ser persuasiva e convincente, temos que estar voltados também para a valorização e respeito do patrimônio público e privado, porque isso também é importante questão ambiental”, disse.

Para tanto, “as propostas que esperamos de todos vocês é que sejam voltadas também para a Educação, desenvolvimento urbano e uso adequado do solo urbano”, lembrou.

“Temos que dar ao nosso povo a oportunidade de conscientização ambiental e também da importância da implantação das políticas públicas de resíduos sólidos, consumo sustentável e opções de geração de emprego e renda, que virão com a coleta seletiva de lixo e criação de cooperativas”, completou a prefeita de Três Lagoas, referindo-se à temática central da Conferência de Meio Ambiente.

EIXOS TEMÁTICOS

A 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente tem a finalidade de discutir com a sociedade a Política Nacional de Resíduos Sólidos e tem como eixos temáticos: a produção e consumo sustentáveis; redução de impactos ambientais; geração de emprego e renda; e educação ambiental.

Ao mesmo tempo, baseados nessas discussões em torno dos citados eixos temáticos, os participantes deverão propor diretrizes para a formulação de políticas públicas no âmbito municipal, estadual e nacional, “visando a mobilizar, educar e ampliar a participação popular nos rumos para o desenvolvimento sustentável”, como consta no regulamento da Conferência.

As propostas deverão ser levadas à Conferência Estadual de Meio Ambiente, agendada para 26 e 27 de agosto, em Campo Grande. As Conferências Estaduais são também preparação para a Conferência Nacional de Meio Ambiente, em outubro, em Brasília.

Para tanto, Três Lagoas irá eleger nove delegados para a Conferência Estadual, sendo três representantes da sociedade civil e movimentos organizados, três representantes de entidades empresariais e três que representem as entidades governamentais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS