Três Lagoas | Com Prefeitura de Três Lagoas | 14/09/2011 10h36

Prefeitura e Sebrae promovem encontro de turismo de negócios

Compartilhe:

A prefeita Márcia Moura (PMDB) participou da abertura do 1º Encontro Empresarial do Setor de Turismo de Negócios, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o escritório regional do Sebrae, na tarde desta terça-feira (13).

Participaram deste primeiro encontro mais de 80 empresários, previamente selecionados e convidados, ligados diretamente ao setor de turismo de negócios.

O evento foi aberto pela prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura; gerente do Sebrae Regional Bolsão, Márcia Rocha; secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Garcia de Souza; e pelos consultores do Sebrae, Idevaldo Garcia e Renato Finotti.

O objetivo do encontro de empresários da cadeia produtiva de turismo de negócios e eventos foi prestar orientações e elaborar plano de ações para melhor capacitar os diversos e múltiplos segmentos de negócios que existem em Três Lagoas e que devem aproveitar “o desenvolvimento aceleradíssimo” que Três Lagoas atravessa neste momento.

A principal proposta, apresentada pela gerente local do Sebrae é melhorar a oferta de serviços, enfocando “a qualidade dos produtos e a qualidade do atendimento”, ressaltou Márcia Rocha. “Vamos priorizar, neste primeiro momento, o atendimento, para que as empresas locais possam oferecer produtos e serviços de qualidade a todos que chegam a Três Lagoas para tratar de negócios”, disse a gerente do Sebrae.

HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO E LAZER - De imediato, a proposta é trabalhar a cadeia do turismo, principalmente de quem recebe todo este pessoal que chega à Cidade e necessita de hospedagem, alimentação, lazer e descanso. “Em outro estágio do planejamento e novas ações, estaremos discutindo e organizando os demais potenciais turísticos de Três Lagoas”, observou Marco Garcia, ao anunciar para breve a reestruturação do Conselho Municipal do Turismo (Contur).

“O fluxo de turistas está alto pelo movimento que existe no trânsito urbano, nos hotéis, pousadas, restaurantes e lanchonetes”, observou.“Não podemos continuar investindo só em recursos, mas precisamos investir também em conhecimento e na qualidade do atendimento, qualidade da mão de obra, porque hoje isso é um desafio, não só em Três Lagoas, mas nas principais cidades do País’, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico.

“Podem contar com a Prefeitura e o Sebrae na busca de inovações, para que Três Lagoas continue realmente a melhorar a qualidade dos produtos e também a qualidade dos serviços”, recomendou Marco Garcia. “Todos desejamos que as pessoas aqui cheguem, sejam bem atendidas, falem bem de Três Lagoas e aqui voltem com prazer”, completou o secretário.

OPORTUNIDADES - Três Lagoas vive um momento histórico de oportunidades, que surgem a cada momento, decorrente do seu desenvolvimento industrial. “Todos precisamos estar atentos e preparados para não perdermos este momento”, alertou a prefeita Márcia Moura. Ela citou como exemplo os investimentos da Petrobrás, Sitrel, Fibria, Eldorado Brasil, Brascooper, que implanta indústria de alta tecnologia na produção de cabos de fibra ótica, e importantes obras de infraestrutura que o Município está realizando, como Aeroporto Municipal, asfalto e drenagem de águas pluviais e outras.

O crescimento de Três Lagoas se reflete também no número de micros e pequenas empresas que surgem a cada dia na Cidade. De janeiro até julho, em torno 600 novas empresas se instalaram no Município, conforme destacou Márcia Moura. “Por onde a gente anda, em qualquer bairro da Cidade, existem obras”, observou.“A Prefeitura, por sua vez, também está correndo na execução de obras de infraestrutura, principalmente asfalto, drenagem e iluminação pública, para colaborarmos na melhoria das condições que resultem na qualidade de serviços e atendimento que vocês prestam às pessoas nos vossos negócios”, disse Márcia Moura.“O desenvolvimento de Três Lagoas não deve limitar-se somente ao aumento de oportunidades, mas exige e deve marcar pela qualidade dos serviços que oferecemos a todas as pessoas que aqui chegam”, frisou.Com o desenvolvimento industrial e comercial, aumenta também a expectativa de fluxo de pessoas.

Já ultrapassamos os dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quando Três Lagoas ultrapassou os 101.791 habitantes. Pela estimativa populacional do IBGE, que é enviada anualmente ao Tribunal de Contas, para os cálculos de repasses de recursos aos municípios, Três Lagoas possui hoje 103.536 habitantes.

Estima-se que, além da população de residência fixa, existe ainda uma população flutuante, formada de empresários e trabalhadores, estimada em mais de 10 mil pessoas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS