Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 21/03/2014 14h39

Prefeitura inicia estudos para implantar Zona Azul na região

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - A Prefeitura de Três Lagoas abriu licitação para a contratação de empresa especializada para estudar e elaborar projeto de viabilidade econômica, visando à implantação de estacionamento rotativo na área central da cidade. A empresa que será contratada deverá ser anunciada no dia 31 desse mês, segundo o secretário de Trânsito, Milton Gomes Silveira e a previsão é que em 30 dias o levantamento esteja concluído.

Silveira informou que o estudo técnico é necessário para que a prefeitura possa montar o edital de licitação para a contratação da empresa que dever ficar responsável pela gestão da zona azul. “O estudo de viabilidade é necessário para verificar a quantidade possível  de vagas dentro do perímetro que será implantado o serviço, o custo e como será o seu funcionamento”, comentou.

Dependendo da quantidade de vagas, segundo o secretário, não será viável a terceirização, entretanto disse: “nós não temos interesse que a prefeitura administre, mas dependendo do tamanho da área e da quantidade de vagas que serão disponibilizadas, se não forem suficientes para rentabilizar a administração da zona azul, certamente  não vai aparecer uma empresa tocar. Esse foi o caso de Paranaíba, onde a prefeitura  administra o estacionamento rotativo. A empresa não tem interesse em administrar se o número for muito limitado”, esclareceu.

Apesar de boa parte da população entender que é necessário o Estacionamento Rotativo, o secretário explicou que, o estudo se faz necessário para verificar a melhor maneira que o serviço deve ser implantado e como será a forma de gestão. “Não adianta falar que é viável no ‘olhomêtro’. Temos que ter dados para saber o que será exigido na gestão. Temos que saber o modelo de gestão, se vai ser paquímetro, sistema eletrônico, sistema de crédito de celular... existem várias formas para serem discutidas e escolhidas. Então, esse estudo vai mostrar o melhor caminho para o serviço ser implantado”, comentou.

Carência - Apesar disso, Silveira ressaltou que, é evidente a falta de vagas para estacionamento de veículos na área central. “É muito difícil encontrar um local para estacionar na área central e as causas são conhecidas, não tem outra solução, se não for o sistema rotativo e pago”, apontou.

O grande problema para se encontrar uma vaga na área central, segundo o secretário, deve-se ao fato de que os funcionários do comércio, bancários e os lojistas no centro, estacionarem seus veículos nas vagas disponíveis durante todo o dia. “Não sobra espaço para os usuários eventual , que procura a região comercial para comprar alguma coisa. O consumidor não tem espaço para estacionar seu veículo, pois quase todas as vagas estão ocupadas pelos próprios comerciários e proprietários de estabelecimentos comerciais”, argumentou o secretário de Trânsito.

Atualmente, Três Lagoas conta com 69,3 mil veículos cadastrados no Detran. Entretanto, o número de veículos circulando pelas ruas da cidade, conforme Silveira, deve estar na casa de 80 mil, considerando se a frota flutuante.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS