Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 27/06/2013 15h21

Promotores de Três Lagoas comemoram derrubada da PEC 37

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - Os promotores de Justiça de Três Lagoas também comemoraram a derrubada da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 37), que restringia os poderes de investigação do Ministério Público, que ficaria a cargo da Polícia Civil. Para o promotor José Luiz Rodrigues, a derrubada da PEC representa a vitória da democracia e da Constituição Federal, já que o poder de investigação por parte do MP está previsto na Lei Federal.

Rodrigues comentou que a PEC só não foi aprovada graças às manifestações que vêm ocorrendo no país desde a semana passada. De acordo com ele, desde abril, os promotores iniciaram uma campanha na imprensa e promoveram encontros com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre os efeitos que a PEC causaria à sociedade. No entanto, segundo ele, as manifestações populares que vêm ocorrendo desde a semana passada foram as responsáveis pela derrubada dessa Proposta de Emenda à Constituição.

“Se fosse colocada em votação na semana passada, eu diria que a proposta seria aprovada por maioria esmagadora. Há dez dias, o Brasil vive um clima de protestos e, em meio a essas manifestações, a sociedade abraçou a nossa causa. Nós só temos que agradecer a imprensa e a comunidade o fato de a PEC não ter sido aprovada” frisou.

O promotor informou que, atualmente, 161 deputados e 30 senadores são investigados pelo Ministério Público e nenhum pela Polícia Civil. “Está explicado aí, porque eles querem que somente a polícia investigue”, disse o promotor. Para ele, tanto a Polícia Civil quanto o Ministério Público estão preparados para desenvolver o trabalho de investigação. “A Polícia é nossa parceira e o Ministério Público sempre procurou ajudar essa instituição. A nossa intenção não é criticá-la, mas continuar fazendo o nosso trabalho. A comunidade sabe e vê o que o Ministério Público está fazendo”, salientou.

Com a derrubada da PEC, a promotora de Justiça Ana Cristina Carneiro Dias disse que o povo brasileiro foi o grande vencedor com a decisão. “Trabalhamos para o bem da sociedade cujos cidadãos trabalham dignamente e constroem esse país. Obrigada a imprensa e aos que lutaram conosco em favor de um Brasil melhor”, declarou a promotora.

Já o promotor Antônio Carlos Garcia de Oliveira declarou que é preciso que a Polícia Civil e o Ministério Público trabalhem em conjunto para continuar investigando os diversos crimes que ocorrem no país. O promotor Fernando Marcelo Peixoto Lanza também declarou que quem ganhou com isso foi o Brasil.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS