Três Lagoas | Da redação/com Hoje Mais | 04/12/2014 14h41

Saúde capacita equipes contra dengue e chikungunya

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - No decorrer desta semana a capacitação e orientação das equipes de Agentes de Combate às Endemias, Bloqueio Químico (pulverização), Agentes Comunitários de Saúde e enfermeiras das Unidades de Atenção Básica (Postos) vem sendo intensificada para as ações de mobilização de enfrentamento à dengue e chikungunya, na Cidade e no Distrito de Arapuá.


Uma dessas capacitações aconteceu na manhã desta quinta-feira (4), no recinto do Plenário Legislativo “Toninho do Arapuá”, popularmente conhecido como “Plenarinho” da Câmara Municipal, direcionada às equipes de Controle de Vetores, ou seja, aos Agentes de Combate às Endemias.


A capacitação esteve a cargo do coordenador de Educação em Saúde, Fernando Garcia Brito, e do coordenador de Combate a Endemias, Benício Donizette da Silva.


“Junto com a capacitação das nossas equipes para enfrentamento à dengue e chinkungunya, estamos também nos mobilizando na distribuição de material educativo (panfletos) nos supermercados, escolas e à população em geral, na Praça Senador Ramez Tebet, nesta sexta-feira (5), no Centro”, informou Fernando.


“Estas ações são alusivas ao Dia Nacional de Mobilização Contra a Dengue, instituído pelo Ministério da Saúde”, completou.


“As ações de enfrentamento à dengue e chinkungunya  não podem ser interrompidas, nem mesmo reduzidas, principalmente neste período de calor e do aumento das chuvas, condições favoráveis à proliferação rápida do Aedes Aegypti”, comentou a secretária de Saúde de Três Lagoas, Eliane Brilhante.


RESULTADOS

“Em 2014, graças ao intenso trabalho das nossas Equipes, conseguimos controlar o número de casos de dengue. No entanto, o resultado dessas ações continuará positivo, se houver a participação de toda a população, que deve manter sempre limpo os seus quintais e o interior de suas casas”, ressaltou Brilhante.


De janeiro até esta terça-feira, 2 de dezembro, “quando fechamos mais um boletim epidemiológico, constatamos que foram confirmados como positivos 71 casos de dengue, do total de 422 notificados em 2014. Quanto à febre chinkungunya, tivemos apenas um caso suspeito, mas não confirmado”, informou. 


“Estamos conseguindo conter o avanço de casos notificados e confirmados, mas essa conquista não pode justificar o relaxamento das nossas ações de enfrentamento à dengue, contando também com a participação e responsabilidade de toda a população”, completou Brilhante.

Confira abaixo, como Anexos os resultados de casos de dengue, divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.




VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS