Três Lagoas | Com Prefeitura de Três Lagoas | 15/12/2017 08h00

Saúde lança cartilha de depoimentos de portadores de HIV

Compartilhe:

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio das equipes do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites Virais – Programa IST-AIDS/HV da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou oficialmente a cartilha de “Depoimentos HIV-AIDS”, nesta quinta-feira (14).

 

O lançamento, na unidade de Saúde do Programa Municipal IST-AIDS/HV, na Rua Bom Jesus da Lapa, número 1078, Centro, contou com a presença do prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro; secretária de Saúde, Angelina Zuque; representante dos Programas IST-AIDS do Ministério da Saúde, Manoel Carlos Alves Braga; coordenadoras da unidade, enfermeira Beatriz Rodrigues de Souza Melo (Serviço Ambulatorial Especializado – SAE) e psicóloga Susie Donero (Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA); vereadora e assistente social da unidade, Isabel Cristina Ferreira Silveira; e Raiza Medeiros, que aparece na capa da cartilha e cuja história de vida foi também divulgada.

 

Iniciativa

 

A iniciativa de divulgar os depoimentos partiu da assistente social Isabel Cristina. “No meu trabalho de atendimento às pessoas com AIDS, sempre pedia para contarem suas histórias de vida, como forma de desabafarem e manifestarem suas revoltas e mágoas, e colocar tudo isso no papel”, contou a assistente social.

 

“Até que um dia, conversando com um grupo de apoio e adesão, que nós criamos, concluímos que seria bom divulgar esses depoimentos, como instrumento de ajuda, porque são histórias reais e da vida de cada um deles”, observou Cristina.

 

A primeira cartilha com depoimentos, “Meu Diário – Minha História – Minha Vida – Amo Viver a Vida”, foi publicada em 2009. “A primeira, bem simples, comparada com esta de agora, nos motivou a fazermos esta nova edição”, contou a assistente social.

 

“São depoimentos emocionantes, que nos cativam e nos ensinam muitas lições”, resumiu o representante do Ministério da Saúde.

 

“Quando vejo esta revista, assim como outros depoimentos que foram divulgados pela Imprensa, sinto-me aliviada. Antes eu pensava: já que estão falando de mim, está na hora de eu mesma falar e tornar público o que penso”, comentou a médica veterinária Raiza Medeiros.

 

“Não tenho orgulho de ter HIV, mas orgulho-me de procurar transformar-me numa pessoa melhor, que valoriza mais a vida”, disse Raiza.

 

Em seu depoimento, ela diz que agora é uma pessoa totalmente feliz. “Hoje levo uma vida muito mais saudável. Procuro viver da forma melhor possível. Aproximei-me muito mais de Deus”.

 

 

Corajosa e vencedora

 

A secretária Angelina Zuque classificou de “corajosa e vencedora” a atitude da Raiza pelo seu depoimento e iniciativa de “mostrar a cara” na capa da revista, a cartilha de depoimentos.

 

“São histórias reais que podem ajudar muito a todos os pacientes. Em cada uma delas tem pedacinho da vida dessas pessoas. É uma rica mensagem de prevenção”, observou a secretária de Saúde de Três Lagoas.

 

“É louvável e muito grandiosa a sua atitude de tornar público o seu testemunho de vida. Não podemos carregar sozinhos a bagagem e o peso das nossas dores e sofrimentos”, disse o prefeito Angelo Guerreiro, ao dirigir-se à Raiza.

 

“O trabalho de divulgação e de prevenção é de todos nós, que não podemos cruzar os braços diante deste grande problema da Saúde, que vem aumentando a cada dia”, disse o prefeito.

 

“Somos mais de 117 mil habitantes. Temos que criar um jeito de despertar nas pessoas a responsabilidade de se preocuparem em fazer exames de teste de Aids e Hepatites Virais e que tenham consciência da obrigação de usar preservativos”, observou Angelo Guerreiro.

 

Dados

 

Segundo dados informados pela coordenação do Programa Municipal IST-Aids/HV, até 1º de dezembro deste ano, foram registrados 91 novos casos de HIV/AIDS.

 

No seu total, são mais de 700 pessoas cadastradas no Programa Municipal e em tratamento, sem contabilizar os 194 casos de Hepatite C Viral (HCV) e 57 casos de Hepatite B Viral (HBV). Ou seja, as equipes do Programa Municipal IST-AIDS/HV atende regularmente 951 pessoas, que estão em tratamento.

 

Em 2016 o número de casos registrados de HIV foi de 83, sendo 18 de HCV e 4 de HBV. Em 2015, foram constatados 55 casos de HIV, 20 de HCV e 5 de HBV.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS