Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 02/08/2013 13h28

Três Lagoas realiza segunda Conferência da Igualdade Racial

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), realiza a 2ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), no Centro Cultural “Professora Irene Marques Alexandria”, nesta quinta-feira (1º de agosto).

O objetivo do evento é propor, subsidiar e eleger delegados de Três Lagoas para a 3ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, na apresentação, discussão e apresentação de propostas em torno da temática, proposta para as Conferências Estadual e Nacional.

Neste ano, a temática central é “Democracia e Desenvolvimento – Por um Brasil Afirmativo sem Racismo”. Em torno deste tema, a 2ª COMPIR estará discutindo e sugerindo propostas sobre: Estratégias para o Desenvolvimento e o Enfrentamento ao Racismo; Políticas de Igualdade Racial no Brasil – avanços e desafios; Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial; e a Participação Política e Controle Social da Sociedade Civil no Monitoramento das Políticas de Igualdade Racial.

Para representar Três Lagoas, a Conferência irá eleger cinco delegados da Sociedade Civil, quatro delegados do Governo Municipal e um representante (vereador) da Câmara Municipal.

ABERTURA

A solenidade de abertura da  2ª COMPIR, com apresentações culturais do Grupo Memória de Capoeira, contou com a presença do vice-prefeito Luiz Akira, no ato representando a prefeita Marcia Moura (PMDB); secretário de Educação e Cultura, professor Mario Grespan Neto, acompanhado da sua equipe de assessoras da Educação e da maioria das diretores e diretores e adjuntos de Escolas e Centros de Educação Infantil; Secretários Municipais Gilmar Meneguzzo (Finanças, Receita e Controle) e Paulo da Paz (Esportes, Juventude e Lazer (Sejuvel); vereadores Adão José Alves – Adão da Apae (PMDB) e Idevaldo Claudino da Silva (PT); e o empresário, ex-prefeito e diretor da Rádio Difusora, José Lopes. 

A 2ª COMPIR também conta com a presença e participação da Coordenadora Estadual de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (CPPIR), Raimunda Luzia de Brito, representando o governo do Estado; e a professora, escritora e doutora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Lucimar Rosa Dias, como palestrante. Ela é Doutora em Educação pela USP e professora da UFMS. Pesquisa formação de professores e métodos que tratam da diversidade racial e presta consultoria para o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades e para o MEC.

EDUCAÇÃO SEM PRECONCEITOS

A diretora Pedagógica da Semec, professora Jussara Aparecida de Souza Fernandes, e o professor Mario Grespan destacaram o papel da Educação sem preconceitos.

“Promovemos e participamos desta Conferência porque acreditamos no valor e no direito à igualdade”, ressaltou a professora Jussara. No trabalho da Secretaria de Educação, “estamos colaborando para a completa formação do cidadão, proclamando sempre que as pessoas são todas iguais”, disse. 

“Queremos e nos propomos a trabalhar para uma Ee com igualdade de direitos. Infelizmente, o preconceito é muitas vezes velado, mas sabemos que ainda existe”, completou a professora Jussara.

“Temos a honra e a alegria de dizer que comungamos totalmente com os sentimentos, ideais e luta desta senhora”, observou o secretário de Educação, ao dirigir-se à Coordenadora de Políticas da Igualdade Racial.

“O sangue que circula nas veias do negro, do branco e do indígena é o mesmo. São as pessoas que discriminam, encontram diferenças e alimentam preconceitos”, observou o vereador Adão da Apae.

Por sua vez, o vice-prefeito Luiz Akira, falando em nome da prefeita Marcia Moura, ressaltou que, “se Três Lagoas está caminhando bem nas políticas sociais e administrativas, é porque temos pessoas comprometidas com projetos de desenvolvimento que levam em conta todas as pessoas, sem discriminação”, disse.

“Discutir racismo e desigualdade social em 2013 parece absurdo, mas o problema ainda existe”, completou Luiz Akira.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS