Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 13/09/2013 12h59

UFN-III recebe reator de mais de 700 toneladas e 40 metros de altura

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - Aproximadamente 35 profissionais, entre técnicos e engenheiros, acompanharam, ontem, a chegada do reator de amônia que será instalado na Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III), da Petrobras, em fase de construção em Três Lagoas. A peça, que pesa nada menos que 760 toneladas, tem quase sete metros de diâmetro e 40 metros de altura e foi fabricada na China. 

O equipamento chegou a Foz do Iguaçu (oeste do Paraná) no começo de agosto, depois de passar pela Argentina e Rio Grande do Sul. No entanto, para seguir viagem pelo rio Paraná, foi necessária a transposição da barragem da Hidrelétrica de Itaipu, O trajeto  percorrido durante o transporte foi considerado trabalhoso e  contou com a participação de 120 pessoas, além da  construção de uma rampa de concreto exclusivamente para a operação. Ao todo, o trajeto para o transporte desse reator durou seis meses.

 A peça chegou a Três Lagoas na manhã de ontem. Para esta sexta-feira, está previsto o  transporte das margens do rio a até o canteiro de obras da UFN-III. Essa etapa será feita por meio de uma plataforma com mais de 160 pneus, guiada por controle remoto. Para chegar ao canteiro de obras, ela terá de percorrer um trajeto de 12 quilômetros em uma estrada de uso particular da unidade de fertilizantes e preparada para receber o grande peso da carga. Apenas nesse trecho, os técnicos estimam levar cerca de oito horas, já que a o transporte se movimenta a três quilômetros por hora.

PEÇAS

Conforme informações da Petrobras, ao todo, onze equipamentos considerados com peso ou dimensões especiais serão transportados pelo modal rodofluvial. No dia 25 de agosto, chegou ao município o reator de ureia. O equipamento, cujas medidas correspondem a quase a metade do de amônia (base para a produção de ureia), pesava 360 toneladas tinha 27 metros de altura e quatro de diâmetro. A peça foi fabricada na Áustria e o transporte marítimo durou cerca de 100 dias – 30 dias do Porto da Antuérpia-Bélgica para o Brasil, no Porto de Rio Grande (RS) e mais 70 dias de Rio Grande a Três Lagoas. Antes disso, outro equipamento com aproximadamente 170 toneladas também já havia chegado à unidade pelas águas do rio Paraná. 

A chegada dos dois reatores marca o início da etapa de montagem de equipamentos da unidade de fertilizantes. Atualmente, a unidade conta com 51% das obras concluídas. A previsão é de que a unidade de fertilizantes da Petrobras seja inaugurada no segundo semestre do próximo ano. Em funcionamento, deverão ser gerados cerca de 510 empregos diretos e até 1,5 mil indiretos. A capacidade de produção será de 1,2 milhão de toneladas/ano de ureia e mais de 700 mil toneladas/ano de amônia. No entanto, a maior parte da produção desta, 691 mil toneladas, será destinada para a produção da ureia.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS