Turismo | Roberto Abib | 04/05/2012 10h35

André acompanha demarcação dos portais de entrada no município

Compartilhe:

Na manhã desta quinta-feira, 03 de maio, o prefeito municipal de Aparecida do Taboado, André Alves Ferreira (PMDB), junto ao pintor e escultor Adélio Sarro, fizeram a demarcação nos locais onde serão construídos os portais de entrada do município.  O secretário Municipal de Obras, Eduardo Santana, o diretor de turismo, Jary Augusto, e o vereador Frank Said, acompanharam a demarcação.

A construção de dois portais de entrada corresponde a um investimento na ordem de R$ 400 mil. Segundo a administração municipal, um portal se localizará na entrada da cidade no sentido Paranaíba – Aparecida do Taboado, em frente ao trevo (próximo a indústria Pelmex); e o outro, se localizará no sentido Santa Fé do Sul – Aparecida do Taboado, antes da rotatória e do anel viário.

Com uma média de 18,90 metros de largura e 13 metros de altura, os portais representarão a história do município. “Na parte superior, em formato de ondas, o monumento representará a natureza, a água, as ondas do rio e sol. Na parte inferior, nos baixos relevos, vamos contar a história do município por meio da música, pecuária, olarias”, explica o artista Adélio Sarro.

“O nosso fundador Antônio Leandro de Menezes será esculpido segurando Nossa Senhora Aparecida, simbolizando a história da fundação da cidade”, completa o prefeito André Alves Ferreira, enfatizando que a imagem de Nossa Senhora Aparecida não representa uma tendência religiosa, mas sim uma simbologia histórica nos portais de entrada.

André diz que a construção dos portais é a realização de mais um sonho dos aparecidenses. “Esse sonho é uma conquista na qual devemos agradecer aos esforços da bancada federal, do senador Delcídio do Amaral, aos nossos vereadores e aos nossos técnicos da Administração Participativa”.

Segundo Adélio Sarro, a obra começará a surgir em junho.

 

O artista

Nascido em 1950, em Andradina (SP), filho de agricultores de origem italiana e portuguesa, desde tenra idade demonstrou inclinação e gosto para o desenho. Acompanhou a família, sempre a procura de melhores condições de vida, por diversas cidades de São Paulo e Goiás. Chegando a Duartina, seu pai resolveu abandonar o trato da terra para assumir a profissão de pedreiro, tendo Adélio como ajudante.

 Mas Adélio Sarro tinha projetos mais ambiciosos. Nunca tinha deixado de lado seuS rabiscos. De início, um programador visual deu-lhe o emprego de letrista enquanto nas horas vagas frequentava as aulas de uma professora do Grande ABC. Assim começou a desenhar e a pintar seus quadrinhos que, reconhece, ainda estavam muito longe de qualquer ideal. Nessa época organizou sua primeira exposição no Centro de Convenções de São Bernardo.

Por uma casualidade, em 1972, viajou à pequena cidade paulista de Brodowski e lá tomou contato com a obra de Cândido Portinari. Ficou tão deslumbrado e fascinado com o que viu, que imediatamente decidiu seguir a carreira de pintor. Comprou livros sobre Portinari e começou a trabalhar copiando as obras do grande artista.

Adélio Sarro foi convidado para organizar seis diferentes mostras no Japão. Era seu batismo como pintor internacional. Dois anos depois foi para a Itália e, nos anos seguintes, o Japão novamente, Uruguai, Argentina, França, Estados Unidos, Portugal, Nicarágua, Suíça, Alemanha, Bélgica, Noruega, Cingapura e Austrália.

Sarro não é apenas um desenhista e pintor em telas. Ganhando notoriedade como artista e desenvolvento técnicas novas, como portais de entrada nos municípios, atendendo encomendas de instituições públicas e privadas.

 

Mãos à obra

Os portais de entrada fazem parte do Programa Mãos à Obra, uma série de ações realizadas e que estão a realizar pelo governo municipal em benefício de mais qualidade de vida para todos os aparecidenses com a finalidade de ratificar o município na rota do progresso e do bem-estar.

Por meio da construção, reforma, ampliação e pavimentação, a cidade que possui uma grande diversificação econômica, se prepara para o seu desenvolvimento com as Mãos à Obra.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS