Aparecida do Taboado | Da Redação/Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 12/08/2015 14h46

Educação desenvolve Plano de Enfrentamento às Drogas

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Aparecida do Taboado, em parceria com a Universidade Estadual de MS (UEMS) de Dourados e Ministério da Justiça, iniciou, nos últimos dias 06 e 07, curso gratuito do “Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas”, do Projeto de Manutenção e Ampliação do Centro Regional de Referência da UEMS/Dourados.

O curso segue até o dia 28 de agosto com carga horária de 64 horas e ocorrerá em oito encontros presenciais, cada um com oito horas de duração.

Durante a solenidade de abertura, realizada no Centro Cultural e Pedagógico Professor Agrício José Tolentino, participaram: o secretário de Educação, Joaquim Donizete de Matos; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Lucilene Tábuas Carrasco, representando o prefeito Robinho Samara; o vereador Gilson Antônio de Barros, representando o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Martiniano de Aquino (Luiz Panela); o comandante da Polícia Militar, Luiz Carlos Pereira Vieira; o promotor de Justiça, Dr. Oscar de Almeida Bessa Filho; o secretário de Saúde, Luciano Silva; e o primeiro palestrante do evento, professor do curso de psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Me. Conrado Neves Satheler.

A capacitação ocorre com aproximadamente 80 participantes, tendo representantes dos diversos segmentos da sociedade. Participam integrantes da Secretaria Municipal de Educação; Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Secretaria Municipal de Saúde (fonoaudiólogos, agentes comunitários, enfermeiros, e técnicos em enfermagem); Secretaria Municipal de Assistência Social; Comunidades Terapêuticas; Conselheiros tutelares, polícias Civil e Militar, dentre outros.O curso foi dividido para ocorrer em quatro eixos. Nos dias 06 e 07 foi apresentado o eixo 1: O sujeito das drogas, com os professores Conrado Neves Satheler e Sílvia Muraki (professora Me. na UNIGRAN).

Ao abrir o curso, o secretário de Educação agradeceu aos participantes do curso e salientou que a Secretaria busca parcerias que somam com a cidadania e proteção das pessoas. “Assim como já firmamos outras boas parcerias, esta vem somar com o município, por se tratar de um assunto que muito preocupa a nossa sociedade. As drogas têm causa e efeitos bastante drásticos não somente para os usuários, mas para as famílias e a sociedade”, disse.

Assim como as demais autoridades, o promotor de Justiça agradeceu o convite da Secretaria Municipal de Educação e salientou a importância do curso. “Para o Ministério Público é uma satisfação comparecer a um evento de tamanha importância. O enfrentamento do combate às drogas não é uma questão só de Saúde Pública, nem de Educação, mas é uma questão de Segurança Pública e, sobretudo, uma questão familiar, porque a droga quando invade uma família causa uma série de problemas estruturais”, disse Dr. Oscar.O projeto tem continuidade nesta quinta e sexta-feira (13 e 14) e prossegue nos dias 20, 21, 27 e 28 de agosto, das 7h às 11h e das 13h às 17h (MS), no Centro Cultural e Pedagógico.

Nos dias 13 e 14 trabalham o eixo 2: Legislação, com os professores Acelino Rodrigues e Jussara Martins Cerveira de Oliveira. Nos dias 20 e 21, a professora Cássia Barbosa Reis apresentará o eixo 4: Território e Abordagem Terapêutica. Já nos dias 27 e 28, o eixo 3: Redução de danos, será exposto pela professora Maria Beatriz Almeidinha Maia.

O secretário de Educação frisou que o próximo passo é formar uma comissão que irá organizar o Conselho Municipal de Políticas Anti Drogas – COMAD. “Juntos poderemos tornar a sociedade em que vivemos, mais justa e fraterna”, finalizou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS