Bataguassu | Da Redação/Com Prefeitura de Bataguassu | 25/08/2015 16h08

Conferência Regional discute políticas públicas para juventude

Compartilhe:

Com apresentações culturais e a presença de representantes dos municípios de Anaurilândia e Santa Rita do Pardo, a Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria de Esportes e Lazer (Semel) e do Programa Estação Juventude (PEJ) em parceria com o Conselho Municipal da Juventude (Comjuv) realizaram no último dia 20, na Câmara de Vereadores, a 1ª Conferência Regional de Juventude.

Com o tema “As várias formas de mudar o Brasil”, o evento teve como objetivo discutir políticas públicas destinadas à população jovem da região (com idade entre 15 e 29 anos), atualizando a agenda da juventude para o desenvolvimento do Brasil, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceitos. 

A Conferência Regional reuniu mais de 190 pessoas e é preparatória para a 3ª Conferência Estadual de Juventude que está prevista para ser realizada no mês de outubro, em Campo Grande.Na abertura, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Fábio Eduardo da Silva, agradeceu a presença de todos e comentou sobre a oportunidade de se discutir políticas públicas para os jovens. “Estamos abrindo portas à comunidade jovem apresentar seus posicionamentos e anseios. O momento é de muita responsabilidade já que a partir deste diálogo, sairão propostas de políticas públicas que garantirão seus direitos, por isso, aproveitem o momento de troca de informações”, disse o secretário.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB) destacou que os jovens sempre estiveram envolvidos em momentos históricos do País.  “O momento é de vocês participarem, opinarem, levantarem pontos importantes para construírem cada vez mais uma sociedade forte. É sem dúvida um momento de diálogo para serem ouvidos”, comentou o prefeito.

Caravina lembrou que entre os investimentos realizados pela administração municipal voltado aos jovens estão à implantação do Instituto Mirim, que tem proporcionado capacitação e a oportunidade do primeiro emprego aos jovens de 15 anos e 6 meses a no máximo 17 anos; a efetivação do Conselho Municipal da Juventude (Comjuv) e o início das operações do Programa Estação Juventude (PEJ) e outros. “Queremos implantar ainda mais programas com foco nos jovens. A ideia é continuar oferecendo formas de capacitação, lazer, cultura, inserção no mercado de trabalho à nossa juventude”, finalizou ele.

Após as falas, houve apresentação de street dance com os jovens  Nelson Oliver e Jodie Elen; e acompanhados pelo professor de violão, Edval Barbosa Sena, os alunos do Projeto de violão “Canário da terra” Sarah Estephany dos Santos, Higor Lopes, Hiago Lopes e Jean Vinícius Almeida se apresentam cantando a música “Sol” de Jota Quest. O projeto, iniciativa do PEJ, atende a seis meses, 14 alunos com o ensino do violão, em Bataguassu; e recentemente foi estendido outros jovens do Distrito de Nova Porto XV.

Logo após, teve início os debates entre os grupos de trabalho, apresentação e aprovação das propostas e a eleição dos delegados que representarão a região Leste durante a 3ª Conferência Estadual de Juventude. São eles: Fábio Eduardo da Silva (Semel/Bataguassu), Lucas Conceição Basílio (Comjuv/Bataguassu), Luzya Nathalya Kotai Lemos (sociedade civil/Bataguassu), Higor da Silva Lopes (sociedade civil/Bataguassu), Bianca Sacramento Rodrigues (Gerência de Promoção Social/Santa Rita do Pardo) e Anderson Hugo Bastos (Secretaria de Esportes/Anaurilândia), como titulares.

Quanto aos suplentes estão os representantes Elizete Duarte de Oliveira (Semel/Bataguassu), Edlaine Businaro (Comjuv/Bataguassu), Keytti Michelli Rodrigues (sociedade civil/Bataguassu), Ewerton Miron (sociedade civil/Bataguassu), Angelica dos Santos Barbosa (Santa Rita do Pardo) e Estevão Eduardo Bastos (Anaurilândia).

A partir da Conferência Regional de Juventude da região Leste saíram propostas que serão encaminhadas à Comissão Organizadora da 3ª Conferência Estadual da Juventude do Mato Grosso do Sul.

Além dos já citados, estiveram presentes no evento, os secretários municipais de Assistência Social, Geovânia Bissoli Siqueira Almeida; coordenadora de Cultura, Marcia Lira; de Saúde, Maria Angélica Benetasso; os vereadores Márcio da Fonseca e Maria Pereira da Silva; o secretário de Esportes de Anaurilândia, Anderson Bastos; o presidente do Conselho Municipal de Juventude de Bataguassu, Lucas Conceição Basílio; o coordenador do Instituto Mirim, José Carlos Guedes, além membros de entidades locais voltadas à juventude, alunos de escolas locais e representantes da administração municipal.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS