Gestão Pedagógica se reúne com Escola e traça metas para Ideb 2015
A equipe de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) se reuniu no início desta semana com profissionais da Escola Municipal do Campo “Professora Maria da Conceição”, no Assentamento Santa Clara, para discutir metas e ações de intervenções pedagógicas para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) deste ano da unidade escolar.
O encontro foi coordenado pela assistente técnico-pedagógica do Ensino Fundamental da Semec, Roseli do Nascimento e pelo coordenador municipal de Educação, Edinalvo Raimundo de Lima e contou com a participação do diretor da escola, Marcos Guidio; da coordenadora pedagógica, Clarice Lozano e todos os professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Na abertura da reunião, o diretor da unidade, Marcos Guidio, agradeceu a presença de todos e destacou que o plano de ação visa melhorar o Ideb da escola do campo, focado em todos os alunos estejam aprendendo. “Nossa principal meta da escola é melhorar o aprendizado do aluno e por isso os professores também precisam melhorar as práticas de ensino”, comentou o diretor.
Guidio ressaltou que é preciso elevar os índices de desenvolvimento da educação básica da escola do campo que acusou uma média 4,0 em 2013 para uma meta projetada de 4,4 pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para 2015”.
No decorrer da pauta, foram apresentados os resultados obtidos a partir das análises feitas nas médias bimestrais dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.
Ainda, foi exposta a análise das opiniões dos professores sobre os alunos e ao mesmo tempo, da opinião dos alunos sobre os professores da escola, conforme entrevistas feitas com professores e alunos pela equipe de gestão pedagógica da Semec, com o propósito de coletar dados sobre o ambiente educativo e o processo de ensino e aprendizagem da escola do campo.O coordenador municipal de Educação, Edinalvo Raimundo de Lima, falou sobre a importância da relação afetiva entre professor e aluno no processo escolar. “Por meio dessa interação e de uma ação planejada no dia a dia em sala de aula, a escola realiza seu maior objetivo que é fazer com que os alunos aprendam e adquiram o desejo de aprender cada vez mais e com autonomia”, salientou o coordenador.
Lima acrescenta que para atingir essa meta, é preciso focar a prática pedagógica no desenvolvimento dos alunos, o que significa observá-los de perto, conhecê-los, compreender suas diferenças, demonstrar interesse por eles, conhecer suas dificuldades e incentivá-los em suas potencialidades. “É preciso que o professor se coloque no lugar do aluno que aprende para então ensinar do jeito que ele gosta de aprender”, completou.
Em seguida, a professora e assistente técnico-pedagógica do Ensino Fundamental/Semec, Roseli do Nascimento relatou a importância da formação do professor como pesquisador e reflexivo, em busca da própria formação para que as práticas sejam contextualizadas e problematizadas, possibilitando aos alunos sucesso na aprendizagem, enfatizando a necessidade da formação continuada para a construção da competência profissional, garantindo uma escola eficaz e de sucesso.
Roseli frisou que o livro didático é apenas um apoio e não uma bíblia a ser seguida rigorosamente pelos profissionais da área e que é preciso que o professor utilize outros recursos que venham de encontro da aprendizagem significativa do aluno.
A assistente técnico-pedagógica do Ensino Fundamental/Semec acrescentou ainda que a avaliação deve ocorrer no dia a dia da sala de aula, cabendo ao professor rever os conceitos da avaliação dos alunos nos diferentes aspectos e que para isso é necessário a intervenção em tempo real. “Significa que no momento em que se percebe a dificuldade do aluno é exigido ao professor acompanhá-lo individualmente em sala de aula, onde perceberá cada dificuldade e fará a intervenção”, pontuou ela.
Roseli solicitou a coordenadora Clarice Lozano que acompanhe os planos de aula dos professores e realize a intervenção necessária para que todos planejem dentro da concepção sócio-histórico-cultural, visando os descritores de cada área do conhecimento, trabalhando com atividades contextualizadas e problematizadas que por certo garantirá aprendizagem significativa a todos os alunos.
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