Bataguassu | Da Redação/Com Prefeitura de Bataguassu | 20/08/2015 14h48

Prefeitura premia professores e alunos da rede municipal de ensino por desempenho

Compartilhe:

Através do Decreto nº 225, de 7 de agosto deste ano, a Prefeitura de Bataguassu instituiu a criação do Programa “Escola que Transforma”.

Segundo o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), o programa regulamentado pela Lei nº 2 284, de 25 de junho deste ano, tem por objetivo valorizar escolas, professores e alunos que apresentem os melhores desempenhos, com base nos indicadores educacionais coletados do período do primeiro ao terceiro bimestre do ano letivo de 2015.

Caravina explica que nesta primeira edição do “Escola que Transforma”, serão premiados alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e também da Educação de Jovens e Adultos. Os professores também levarão prêmios.

No total, sete profissionais da rede municipal de ensino, sendo dois da Escola Municipal Marechal Rondon – Pólo e Extensões; e um profissional de cada uma das demais escolas, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos serão condecorados.


Para concorrer à premiação, tanto professores como alunos serão submetidos à avaliação que se baseará em indicadores que deverão refletir o desempenho institucional, no sentido da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, considerando dados sobre desenvolvimento pedagógico e gerencial.

Entre os critérios que se baseiam através do cumprimento de metas fixadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) estão para os professores estarem em efetivo exercício na sala de aula e pertencerem ao quadro permanente da rede, além de serem assíduos, pontuais, não ter tido qualquer tipo de falta no período compreendido para a premiação, não ter usufruído de qualquer tipo de licença, exceto licença gestante no período da premiação e ter apuração da média geral dos alunos da turma que leciona para composição da classificação do docente.

Para os alunos, é preciso estar devidamente matriculados na rede municipal de ensino, apresentar o melhor desempenho acadêmico com a melhor média geral dos componentes curriculares. Em caso de empate, os critérios maior índice de frequência às aulas, melhor média em Língua Portuguesa e melhor média em Matemática serão utilizados para desempatar os concorrentes.

Para apuração dos resultados de professores e alunos, será formada uma Comissão de Avaliação do Programa “Escola que Transforma”, formada por um representante de cada unidade escolar da rede municipal de ensino, indicados pela escola; e dois membros da Semec.

Quanto à premiação, a Prefeitura de Bataguassu destinará recursos na ordem de até R$ 25 mil para tal fim (aquisição de prêmios). “Nosso objetivo é valorizar tanto os alunos como os profissionais da rede municipal de ensino pelo desempenho durante os anos letivos. A premiação também é uma forma de estimulá-los a cada dia mais se dedicar à vida educacional”, frisou o prefeito.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS