Bem-estar | Assessoria Saúde de Aparecida do Taboado | 10/11/2011 14h27

Academia de Sáude será implantada em Aparecida do Taboado

Compartilhe:

O Ministro da Saúde Alexandre Padilha anunciou a implantação de 2.000 academias da saúde e Aparecida do Taboado foi contemplada.

            Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para a prática de atividade física. As atividades devem estar ligadas aos serviços de atenção básica. Lançada no último mês de abril, a estratégia Academia da Saúde estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer, a exemplo de iniciativas bem sucedidas realizadas em cidades como Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Vitória. Os secretários de saúde destes municípios receberam, durante a Expoepi, uma homenagem do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A construção desses espaços é uma das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) – medidas previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das DCNT. Lançado em agosto, tem como meta a redução de 2% ao ano das mortes prematuras por essas doenças. O objetivo é alcançar melhorias em indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, sedentarismo, à alimentação inadequada e obesidade.

 “As Academias da Saúde são mais do que espaços públicos de lazer: trata-se de meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas”, ressalta o ministro Padilha.

A Secretária de Saúde Sirlei Melo informa que tão logo a Portaria nº 719 (que instituiu o Programa Academia da Saúde) foi editada no mês de abril, a Secretaria Municipal de Saúde, pela assessora Mara Nilza apresentou ao Ministério da Saúde 3 (três) projetos (um para Vila São Jeronimo, um para o Jardim Aeroporto e outro no Jardim Morumbi, próximo à Vila Pereira, Jardim Samara e Jardim Imperial) e que o Senador Moka trabalhou incansavelmente para a liberação.

“É muito gratificante saber que construiremos um espaço público, com investimento de R$ 180.000,00, só não sabemos, ainda, qual dos projetos foi aprovado. A Academia da Saúde é muito mais que aparelhos para fazer exercícios. É sim um espaço para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato) e organização do planejamento das ações do Programa em conjunto com a equipe de saúde e usuários, afirma Sirlei Melo”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS