Bem-estar | Roberto Abib | 16/11/2011 13h22

Administração Participativa assina termo para o combate a violência

Compartilhe:

O termo de ajuste de compromisso com o objetivo de formalizar a rede de combate a violência no município foi assinado na noite da última sexta -feira,  11 de novembro, no Centro Cultural e Pedagógico Agrício José Tolentino.  A solenidade contou com a participação do prefeito André Alves Ferreira e das autoridades locais.

Para a promotora de justiça da comarca de Aparecida do Taboado, Daniela Guiotti, o termo de compromisso é para ratificar a responsabilidade que o poder público tem de combater a violência, sem imposição de sanções. “Com a assinatura desse termo pretendemos que a rede seja interligada e que podemos tratar a violência de maneira global”, acrescenta a promotora.

                As instituições que constituem a rede são: Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar e Civil, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação e o Poder Judiciário. Para a secretaria de saúde, Sirlei Melo, a rede interligada corresponde a uma necessidade de trabalhar com o agressor e com o agredido. “Há casos que a violência está relacionada de maneira indireta com a questão financeira, e neste caso temos na rede a Assistência Social para tratar a questão, a rede Semear a paz é enfrentar a violência busca tratar a agressão de maneira articulada com as instituições envolvidas”, reitera Sirlei Melo.

Para o gestor municipal, André Alves Ferreira, a constituição da Rede está pautada numa responsabilidade que o município tem em proporcionar qualidade de vida para a população. “Não nos preocupamos apenas em se tornar uma região progressista, pois onde há desenvolvimento, há também os problemas com as questões sociais. E a assinatura desse termo tem o objetivo de começar a tratar a violência pela prevenção e por medidas interligadas”, ressalta André Alves

A mesa de autoridades foi composta pelo vereador Frank Said, representando o poder legislativo; pela secretária de Assistência Social, Tamara Nicolete; pela secretária de Educação, Maria Célia Souto Alvarez, pela secretária de Saúde, Sirlei Melo; pela Promotora de Justiça, Daniela Guiotti e pelo prefeito Municipal André Alves Ferreira.

 

Semear a Paz é enfrentar a violência

Desde o início da gestão, A administração Participativa se pautou em viabilizar meios para combater a violência, seja ela de qualquer natureza. E assim, a secretaria Municipal de Saúde buscou junto ao Ministério as Saúde parceria para desenvolver o programa Cultura da Paz no município de Aparecida do Taboado.

Firmado o Convênio, Em julho de 2010 foi lançada a 1º etapa do programa com a Campanha Semear a Paz é enfrentar a violência. Foram realizadas 7 oficinas abordando todas as formas de violência: doméstica, contra a mulher, contra a criança, contra o idoso, pedofilia, e violência no trânsito.

Foi realizado um seminário, cujo resultado foi a proposta de construção da Rede de combate a violência no município.

A rede fará agora mais um seminário e mais 4 oficinas este ano.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS