Bem-estar | Roberto Abib | 06/12/2011 14h09

Aparecida do Taboado terá nova Unidade Básica de Saúde

Compartilhe:

  A Administração Participativa conquistou mais uma Unidade de Saúde para o município de Aparecida do Taboado.  O projeto se insere a Portaria Ministerial nº 2.226, de 18 de setembro de 2009, republicada no D.O.U nº 182 de 23 de setembro de 2009, que institui no âmbito da Política Nacional de Atenção Básica o Plano Nacional de Implantação de Unidades Básicas de Saúde - UBS com o objetivo de criar mecanismos que possibilitem o financiamento da construção de UBS como forma de prover infraestrutura adequada ao desempenho das Equipes de Saúde da Família.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Sirlei Melo, já foram inseridas ao sistema a construção de 3 Unidades. “Fomos agraciados com a Unidade Jardim das Flores e a da Vila Barbosa, e agora contemplados com a Unidade Básica da Vila Pereira”, comenta.

A Unidade da Vila Pereira será construída na Rua Curitiba, esquina com a Rua Goiânia, no Bairro Jardim Morumbi. A Unidade atenderá a comunidade do Jardim Morumbi, Jardim São Vicente, Vila Pereira, Vila Real, Jardim Imperial I e II e Jardim Samara.

“Já estamos fazendo o memorial descritivo da obra porque é uma preconização do Ministério da Saúde, a padronização das Unidades de acordo com o Ministério. As outras Unidades foram de acordo com padrões determinados pelo Estado”, esclarece a secretária.  

Segundo o Prefeito Municipal de Aparecida do Taboado, André Alves Ferreira, o município de Aparecida do Taboado está investindo na estrutura dos serviços de saúde; adquirindo sede própria às Unidades Básicas e adequando-as para uma melhor realização dos procedimentos médicos. Além disso, o trabalho realizado pela nossa Administração tem o objetivo de renovar e organizar os setores de dispensação de medicamentos, cumprindo as exigências de agências de vigilância sanitária.

Reestruturação

Na nova Unidade de Saúde Jardim do Lago funcionava um Centro Comunitário, sendo necessário fazer adequações para atender aos usuários do Sistema Único de Saúde. “Fizemos divisões como salas de curativos e salas para os técnicos de enfermagem, cumprindo o que o SUS preconiza”, explica a Secretária de Saúde, Sirlei Melo.

Na unidade do Jardim das Flores, a secretária comenta que ter uma sede própria reduz as despesas, podendo com valor poupado do aluguel, adquirir novos equipamentos para a Unidade. “Nós pagávamos R$ 700 reais por mês em aluguel na antiga Unidade do Jardim das Flores, se multiplicarmos em 12 são mais de R$ 8.000 que poderia ser investido na Unidade”, calcula Sirlei Melo.

O espaço onde funcionava a Farmácia municipal estava sem manutenção e condenado pelos técnicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “Quando assumimos a secretaria, mudamos as estantes de madeira, onde se armazenava os medicamentos, por aço, e transformamos em gamelas as caixas de estoque de remédios, que antes eram guardados em papelão”, explica Sirlei Melo, cuja Secretaria adquiriu ainda geladeiras para uma adequada refrigeração dos medicamentos e informatizou a dispensação dos remédios. A Farmácia Participativa ainda teve seu almoxarifado ampliado em 60 metros quadrados, devido as exigências da Anvisa com relação a estocagem de medicamentos.

Outras adequações

A Secretaria Municipal de Saúde ainda fará adequações nas garagens das ambulâncias. “Vamos tirar os carros do local ao lado da Santa Casa, pois é muito quente e não tem sombra, danificando o material nos carros que precisam de manutenção constante. Estamos fazendo ao fundo do Cemo e do Cedit uma garagem com telhas romanas e reaproveitamos o sombreiro que ficava em frente à Santa Casa”, comenta Sirlei Melo.

As salas de recepção das Unidades Básicas, com a instalação de televisores também serão salas educativas, pois serão exibidas orientações referentes a doenças e prevenções.

 

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS