Bem-estar | Ass Saúde | 05/01/2012 09h49

Aparecida do Taboado vai incentivar o uso da Penicilina

Compartilhe:

Portaria publicada no Diário Oficial do último dia 29 de dezembro pelo Ministerio da Saúde determina que o antibiótico penicilina esteja disponível nas unidades de Atenção Básica à Saúde de todo país para reduzir os casos de sífilis congênita no Brasil.

Hoje a oferta já existe, mas muitos centros resistem em prescrever e ofertar o remédio, por temer uma forte reação alérgica, disse o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Helder Pinto."Os índices de sífilis congênita no País são inaceitáveis. E a penicilina pode ajudar a reduzir os casos", disse Pinto.

O remédio é indicado para tratamento de vários tipos de infecções e para febre reumática. Ele assegura que apenas 1% da população tem alergia ao medicamento. "É um erro restringir a oferta do remédio, barato e eficaz, por temer choques anafiláticos", disse.

 

O Ministério da Saúde informou que, em 2010, 285 casos de intoxicação por penicilina foram identificados. Este ano, até novembro, foram 179. Em 2006, foram identificados no País 5.789 casos de sífilis congênita em menores de um ano. A doença, considerada evitável, pode causar aborto, má formação do feto e morte ao nascer. Bebês podem ainda ter cegueira, surdez e deficiência mental. "Hoje o teste está disponível. A maior dificuldade está no tratamento", completou.

 

Um protocolo para o uso da penicilina foi preparado para auxiliar equipes de saúde. A Secretária de Saúde Sirlei Melo aplaude a iniciativa do Ministério da Saúde e informa que em 2010 ocorreram 2 casos de sífilis congênita e em 2011 ocorreu um caso em Aparecida do Taboado, apesar das campanhas maciças de combate às Doenças Sexualmente Transmitidas-DSTs.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS