Bem-estar | Roberto Abib | 30/01/2012 12h21

Coordenadora fala sobre casos de hanseníase no município

Compartilhe:

A Hanseníase é uma doença transmissível que atinge principalmente os nervos e a pele. Ela pode apresentar com manchas, avermelhadas ou brancas, adormecidas, ou apresentam dor ou formigamento em nervos dos braços, pescoço, pernas e pés, e ainda tem pessoas que apresentam caroços e inchaços principalmente no rosto e nas orelhas.

A Hanseníase é transmitida pelo convívio com pessoas doentes, que pode ocorrer através do contato com secreções das vias respiratórias quando o doente tosse,  espirra ou fala.

Ela tem cura se o tratamento não for interrompido, é feito gratuitamente em todas as Unidades de Saúde.

No ano de 2011 tivemos 11 casos novos diagnosticados em nossa cidade, enquanto o Ministério da Saúde aceita 1 caso confirmado a cada 10.000 habitantes. Diante deste cenário Aparecida do Taboado conta hoje com 400% a mais de casos confirmados em tratamento.

Acreditamos que muitos casos estão escondidos. Com a busca ativa e avaliação clinica e educação em saúde que as unidades de saúde realizarão entre os dias 30 de janeiro e 03 de fevereiro poderemos ter uma varredura e possivelmente novos casos diagnosticados. A analise clínica de cada caso é o diferencial na eliminação da hanseníase em nosso país.

Vale ressaltar que TODOS os casos de hanseníase têm cura ressalta a coordenadora de vigilância epidemiológica Aline Jampani Giacometti.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS