Bem-estar | Roberto Abib | 01/12/2011 11h28

Município alerta sobre epidemia em cidades fronteiriças a SP

Compartilhe:

A Secretaria de Saúde por meio da Coordenadoria de Controle de Vetores divulgou a quantidade de pneus recolhidos no mutirão contra a dengue realizado no dia 19 de novembro no município de Aparecida do Taboado.  

Segundo o coordenador de Controle de Vetores, José Fernando Silva, foram enviados para a reciclagem 34 pneus inservíveis que poderiam se transformar em criadouros do mosquito da dengue. “Essa iniciativa foi possível por meio da parceria entre o governo municipal e a empresa RECICLANIP, do Estado de São Paulo”, ressalta o coordenador.

O coordenador alerta que o Ministério da Saúde prevê uma epidemia de dengue nos municípios que são fronteiriços com os Estados que foram isolados do tipo 4 do vírus da dengue, como os Estados de Roraima, Rondônia, Goiás e São Paulo.  “Como a população ainda não teve contato com o vírus tipo 4 da dengue, todos nós somos suscetíveis, isto é , qualquer pessoa pode vir a contrair o vírus”, alerta José Fernando.

O avanço do vírus tipo 4 da dengue pelo Brasil é uma ameaça à saúde pública. Não pelo vírus em si, que não é mais nem menos perigoso que os tipos 1, 2 e 3, mas pela entrada em ação de mais uma variação do microorganismo.

Existem quatro tipos do vírus da dengue: O DEN-1, o DEN-2, o DEN-3 e o DEN-4. “Causam os mesmos sintomas. A diferença é que, cada vez que você pega um tipo do vírus, não pode mais ser infectado por ele. Ou seja, na vida, a pessoa só pode ter dengue quatro vezes.

 

Mutirão da Dengue

O mutirão da dengue realizado no dia 19 de novembro, recolheu 20 toneladas de bagulho e encontrados 61 focos da dengue. “Este ano o mutirão envolveu mais de 116 pessoas entre a equipe da Secretaria de Sáude e Obras, além da participação dos voluntários do Interact Club e pessoas da comunidade”, informa a Secretária de Saúde, Sirlei Melo, que acrescenta que o mutirão vistoriou mais de 85% da cidade.

 Para o Chefe dos Agentes de Vetores, Fernando Silva, neste momento Aparecida do Taboado encontra-se com infestação baixa, mas as chuvas estão chegando e os ovos dos mosquitos em contato com a água poderão renascer e num período de aproximadamente 13 dias estar infectando a nossa população.

Para a secretária Sirlei, a população precisa ter consciência de que a dengue mata, e contribuir eliminando os criadouros, pois todos os anos, nesta época, é o mesmo assunto e mesmo trabalho, reunir para traçar metas e retirar os criadouros dos quintais e terrenos baldios de nossa cidade.

O prefeito André Alves Ferreira contribuiu na vistoria e conclamou a população para se unirem no combate a dengue neste período de chuvas. “Temos baixos índices de dengue em Aparecida do Taboado, mas não deixaremos de prevenir e orientar nossa população quanto ao mosquito e os possíveis objetos que podem se tornar criadouros”, finaliza o prefeito.   

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS