Bem-estar | Roberto Abib | 06/03/2012 11h31

Município ganha prêmio de melhores experiências de saúde

Compartilhe:

Na manhã do dia 02 de março, iniciou em Campo Grande a segunda Mostra de Experiências exitosas de saúde.  O município de Aparecida do Taboado foi aprovado com dois trabalhos: “mais humano... mais saúde” - Política Nacional de Humanização e “Em Terra de Peão, mosquito não tem vez não” – zoneamento compartilhado para o controle da dengue; trabalhos importantes para o desenvolvimento da promoção da saúde e o fortalecimento do SUS no país.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Sirlei Melo, há dois anos, foi implantado o programa “Em terra de Peão, mosquito não tem vez não” – combate a proliferação do mosquito da dengue. “Neste ano tivemos apenas 5 notificações e nenhum caso confirmado de dengue, e isso é um ótimo  resultado do programa”, comenta a secretária.  Outro projeto aprovado é o programa de humanização Mais Humano... Mais Saúde.

Após a avaliação da secretaria do COSEMS, e membros da escola de saúde pública e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a experiência da política de humanização: Mais humano... Mais saúde, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida do Taboado foi contemplada como um dos três melhores trabalhos desenvolvidos para o fortalecimento do SUS.

Durante dois dias, foram discutidos assuntos relevantes: a gestão do fundo municipal de saúde, educação em saúde no SUS, a atenção básica como ordenadora da atenção básica e a Pactuação Interfederativa.

Coordenação de mesa

Na manhã de sábado, dia 3 de março, segundo dia do 2º congresso a secretaria Sirlei Melo coordenou a mesa da oficina Pacto Interfederativo.

Os participantes da mesa foram:Dra. Beatriz Figueiredo Dobachi - Secretária de Estado de Saúde e Presidente do CONASS; Dr. Luiz Odorico Monteiro de Andrade - Secretário da SGEP/MS e Lucélia Borges de Abreu Ferreira - Secretária de Saúde de Iporá - GO - membro do CONASEMS

Nesta mesa os palestrantes discorreram sobre a necessidade de se fortalecer as regiões de saúde dentro do Estado e trabalhar para criar regiões de saúde interfederativo.

 

                Com o tema "Fortalecendo o SUS em Mato Grosso do Sul", o Congresso reuniu cerca 600 gestores e profissionais de saúde para debater o SUS no Estado, visando o fortalecimento, oportunizando reforçar os laços existentes e construir novas possibilidades de trocas entre as esferas de gestão e entre todos que fazem parte da grande rede que é o SUS

 

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS