Bem-estar | Roberto Abib | 13/02/2012 10h51

Prefeito André Alves participa de oficina promovida pela Secretaria Municipal de Saúde

Compartilhe:

O prefeito Municipal de Aparecida do Taboado, André Alves Ferreira (PMDB) prestigiou a oficina Humanização no atendimento e acolhimento das vítimas de violência doméstica. O Encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, realizado na sede do Rotary Club nesta sexta-feira, 10 de fevereiro.

A palestra teve o objetivo de orientar médicos, agentes de saúde e enfermeiros na identificação de sinais de violência em crianças e adolescentes. “O encontro tem duas vertentes: reconhecer sinais de violência em crianças, adolescentes e mulheres; e conhecer e encaminhar essas pessoas na rede de serviço de atendimento às vítimas de violência”, explica a palestrante e enfermeira sanitarista da Secretaria de Saúde do Estado, Suzana Martins.

Na quinta-feira, 09 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde realizou outra oficina na qual tratou sobre o tema “Obrigatoriedade da Notificação da Violência nos Serviços de Saúde” com a participação da Promotora Daniela Guiotti, que falou de como funciona a Polícia e o Poder Judiciário na temática abordada; e servidores da Secretária de Assistência Social, que explanaram sobre as funções da Rede de Serviço Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializada da Assistência Social).

“A notificação da violência é obrigatória para todo o profissional da saúde é e de extrema importância que esses profissionais tenham o conhecimento da rede de serviços a violência e orientar essas vítimas a procurar proteção. No caso de crianças e adolescentes, os profissionais devem orientar as pessoas ao Conselho Tutelar. Quando for mulher, procurar a Delegacia de Polícia e quando for idoso, encaminhar a vítima diretamente para a Promotoria Pública”, orienta a Secretária Municipal de Saúde, Sirlei Melo.

“Reconhecer a violência e poder orientar as vítimas é também uma responsabilidade dos profissionais de saúde e faz parte de uma política de humanização no atendimento de nossa população, que tem sido uma preocupação da Secretaria de Saúde de Aparecida do Taboado”, enfatizou o prefeito André Alves. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS