Bem-estar | Roberto Abib | 12/01/2012 11h28

Prefeito presencia 1º parto no novo Centro Cirúrgico da Santa Casa

Compartilhe:

Nesta segunda-feira, 9 de janeiro, o Prefeito Municipal de Aparecida do Taboado, André Alves Ferreira (PMDB), e a Secretária Municipal de Saúde, Sirlei Melo, acompanharam o primeiro parto no novo centro cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia do município.  

Segundo a tesoureira do Grupo Asca (Associação Amigos da Santa Casa), Marina Polleto, a reforma do Centro Cirúrgico proveem de recursos da Associação.  “Foi um investimento total da Asca para a reforma do Centro”, complementa Marina.

“Além do trabalho que a Asca vem realizando, a Santa Casa tem parceria com o Unimed Sicredi, a maçonaria e empresários do município que contribuíram com doações de materiais permanentes e reformas”, acrescenta a secretária Sirlei Melo.

Antes da reforma, havia apenas uma sala onde só era possível realizar partos. Agora, o centro cirúrgico passou a contar com duas salas de cirurgia. “Se no momento estiver acontecendo uma cirurgia eletiva, a outra sala estará prepara para receber qualquer tipo de emergência”, explica Sirlei Melo.  

O novo centro teve o piso todo trocado por granilite, foi feito uma sala de estar para os médicos, depósito de material de limpeza e sala de armazenamento de materiais cirúrgicos. E ainda o Centro Cirúrgico será composto por duas salas de atenção intermediária que estão sendo finalizadas.

Com esforço político do governo municipal, o novo Centro receberá réguas para oxigenoterapia e ar comprimido e bombas de infusão por meio de emenda do deputado Eduardo Rocha. Além disso, o deputado Júnior Mochi destinou uma emenda para equipar dois leitos com camas, colchões, monitores, oxímetro, macas, poltronas e respiradores artificiais.

O gestor municipal, André Alves Ferreira, ressaltou a importância deste centro na história do município de Aparecida do Taboado. “Aqui serão nascidas e salvas muitas vidas. E que neste momento, a primeira paciente, Mariane Alves Rodrigues, que dará a luz tenha uma boa hora”, ponderou o gestor.

O parto foi uma cesariana e o filho de Mariane nasceu com 2.905 kg.

 

Asca

 

A Associação dos Amigos da Santa Casa (Asca) foi criada em junho de 2009 com influencia de uma associação da Santa Casa de Santa Fé do Sul – SP, cujo objetivo é formar voluntários em prol de melhorias na Santa Casa do município. “Já arrecadamos recursos para a reforma da fachada do Pronto Socorro; para a instalação de poltronas nas enfermarias e a reforma da emergência”, enumera um dos membros da Associação, Jary Augusto.

Engajada a Associação, a secretaria municipal de saúde, Sirlei Melo, comenta que no início, a Asca teve uma enorme contribuição de voluntários e empresários na doação de jogos de cama para os leitos e colchões. “O que é motivador aos membros e a comunidade é de se sentirem participantes em cada ação conquistada por meio da Associação”, pontua Sirlei Melo.

A Asca arrecada recursos por meio de eventos que promovem na cidade, e também, promovidos pelo município. Além de doações de empresários e comerciantes de Aparecida do Taboado.

De acordo com a gestora da Santa Casa e membro da Asca, Vitória Silveira da Rocha, o principal objetivo da associação é a reforma total do hospital. “Para 2012, pretendemos realizar eventos como o chá beneficente, o porco no rolete, boi no rolete e um leilão”, enumera Vitória.

Os membros da Associação se reúnem todas as terças-feiras, no Rotary Club, a partir das 20 horas (MS). A Asca está aberta aos interessados que queiram se tornar voluntários.

 

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS