Bem-estar | Com prefeitura de Aparecida do Taboado | 23/03/2012 12h14

Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações de combate à tuberculose

Compartilhe:

Em 24 de Março de 1982 foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o Dia Mundial de Combate a Tuberculose.

Dos 22 países com número de casos no mundo, o Brasil ocupa o 19º lugar do ranking, apresentando 72 mil casos novos (incidência de 37,8/100 mil hab) por ano e 4,8 mil mortes, de acordo com dados de 2010 do Programa Nacional de Controle da Tuberculose/MS.A meta do milênio é erradicar até 2050.

Em Mato Grosso do Sul no ano de 2011 foram informados aproximadamente mil casos de tuberculose.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada de Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, em homenagem a Robert Koch, médico alemão que identificou a bactéria. A doença é muito famosa pelo seu acometimento pulmonar (tuberculose pulmonar), mas poucos sabem que vários outros órgãos do corpo também podem ser infectados pela tuberculose, como pele, rins, linfonodos, ossos, cérebro, etc...

A infecção pelo bacilo de Koch inicia-se sempre pelos pulmões, mas pode se alastrar por todo o corpo.

 Nem todo mundo vai desenvolver a tuberculose ativa e alguns permanecerão com a bactéria adormecida no organismo, tendo tido ou não sintomas de tuberculose pulmonar.Permanece apenas à espera de uma queda no sistema imune para voltar a multiplicar-se. O principal sintoma da tuberculose é a tosse seca persistente que com o passar dos dias, torna-se numa tosse com sangue ou com pus. Os outros sintomas da tuberculose são: mal estar geral; dor torácica; perda de peso; anorexia; suor noturno exagerado, chega a molhar o lençol; produção de escarro esverdeado ou amarelado pela manhã; febre, especialmente ao entardecer; dificuldade respiratória; cansaço

O tratamento é gratuito pelo Governo Federal e quando realizado corretamente por um período mínimo de 6 meses, a chance de cura é muito alta.

Em Aparecida do Taboado tivemos em 2011 a confirmação de 7 casos novos e em 2012 até o momento tivemos 2 novos casos confirmados.

Nesta semana, de 19 a 23 de março, as Estratégias de Saúde da Família estão realizando atividades de esclarecimentos à população e intensificaram a busca ativa de novos casos.Porém este é rotineiro, pois ele é feito durante o ano todo, afirma a enfermeira Aline – Coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS