Brasil | Com Assomasul | 19/11/2016 09h45

Gestores devem cadastrar dados sobre saneamento até 16 de dezembro

Compartilhe:

Os gestores municipais brasileiros devem cadastrar informações locais no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) até o dia 16 de dezembro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça que a ferramenta digital vai propiciar o diagnóstico e o controle da realidade atual do setor no país.

O SNIS já é considerado o maior sistema de informações sobre Saneamento Básico da América Latina.

Esse sistema propõe levantar dados nos módulos: Água e Esgoto, Resíduos Sólidos e Drenagem Pluvial. Dessa forma, contempla os quatro serviços instituídos pela Política Nacional de Saneamento Básico, por meio da Lei 11.445/2007. Pala colaborar com a pesquisa, os gestores devem preencher formulários com os dados de 2015, que estão disponíveis online no site do SNIS.

O cronograma oficial prevê disponibilizar uma versão preliminar do diagnóstico até o dia 27 de fevereiro de 2017. O compartilhamento dos dados com os Municípios está previsto para a mesma data, e no dia 1.º de junho deve ocorrer a publicação da versão definitiva do Diagnóstico Nacional Sobre Saneamento Básico.

A Confederação reconhece a importância de os gestores alimentarem o sistema, corretamente, uma vez que servirá para melhorar as estratégias de planejamento e controle das ações da área. Isso, segundo destaca a entidade, servirá tanto para os Municípios, quanto para a União.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS