O objetivo do encontro foi apresentar como é feitos o trabalho desenvolvido pelos serviços da Rede

"/>
Brasilândia | Da redação/com Assessoria | 08/07/2014 11h16

Assistência Social apresenta ações realizadas no município

Compartilhe:

Brasilândia (MS) - Na noite da última quinta-feira (3), no Anfiteatro Ramez Tebet, a secretária Municipal de Assistência Social, Jô Silva, apresentou, à população, os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) oferecidos em Brasilândia.

Segundo a secretária, o objetivo do encontro foi apresentar aos participantes de outros grupos e seus familiares presentes, como é feito o trabalho desenvolvido pelos serviços da Rede, hoje, compreendido entre o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

A apresentação mostrou os trabalhos desenvolvidos com os grupos ‘Mães de Atitude’, que compreende de 0 a 6 anos; o ‘Projeto Educar Para a Vida’, da faixa etária de 7 a 15 anos; o ‘Projovem Adolescente’, de 15 a 17 anos e o ‘Talentos da Maturidade’, que é destinado para os idosos.

Além disso, foram mostradas as ações desenvolvidas pelo Creas que, atualmente, trabalha com casos de alta complexidade ou com pessoas que já tiveram seus vínculos ou medida de proteção interrompidos. Também foram apresentados os serviços do Cras e do Cras Volante, destinados a pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e proteção básica e manter o fortalecimento de vínculo entre as famílias.

GRUPOS DE SCFV

Jô explica que, desde o ano passado, por uma exigência do  Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), houve esta mudança para a criação de grupos de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), nos quais os atendimentos prestados pelas psicólogas, assistentes sociais, orientadores sociais e técnicas ligadas à Assistência Social, foram divididos em faixas etárias.

“No início, as pessoas eram resistentes a este novo tipo de tratamento, mas depois, com o tempo, ganhamos confiança. Fizemos uma busca ativa, trazemos estas pessoas para mais perto de nós e  vejo que este trabalho é gratificante”, ressalta.

A secretária adiantou que, em breve, será ofertado o SCFV para um novo grupo: de 19 a 59 anos, atendendo às necessidades desta faixa etária. “Iremos trabalhar com este grupo, pois, hoje, é a maior parte da população”, finaliza.

SERVIÇOS

Para quem quiser saber mais sobre os serviços ofertados em Brasilândia, os interessados poderão procurar a sede da Secretaria Municipal de Brasilândia, localizada na rua Bartolomeu Viana Cavalcante, nº  461, Jardim Camargo, ou, o Cras, na Avenida São José, n° 178, José Rodrigues, ou o Creas, que fica na rua Jeremias Borges, n° 758, Jardim Brasília.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS