Brasilândia | Da redação/com Assessoria | 06/10/2014 16h41

Mais de 500 animais são vacinados no dia D contra a raiva

Compartilhe:

Brasilândia (MS) - Donos de cães e gatos levaram seus animais,  no último sábado (4), para receberem a vacina antirrábica. O secretário de Saúde Oziel Soares, acompanhou o trabalho de imunização no dia D da campanha. No sábado, a vacinação ocorreu em quatro pontos da cidade, sendo vacinados 453 cães e 81 gatos.

No Centro de Vida Saudável Akira Otsubo, foram 69 cães e 17 gatos. No Núcleo de Vigilância Sanitária, 136 cachorros e 17 gatos. Na unidade da Estratégia da Saúde da Familia II (bairro José Rodrigues), foram 156 cães e 39 gatos e na Secretaria Municipal de Assistência Social foram 92 cães e 8 gatos.

De acordo com o gerente da Vigilância Sanitária, Carlito Dutra, foram imunizados no geral, até o momento, 1.857 animais, sendo 1.485 cães e 372 gatos.  Em 2013, o total foi de 2. 349, sendo 1.868 cães e 481 gatos.

Os proprietários que não tiveram tempo de levar seu animal de estimação para imunização contra a raiva, poderão procurar o Núcleo de Vigilância Sanitária e retirar a vacina. O interessado deverá levar uma caixa de isopor com gelo para que a vacina não perca a validade.

O Núcleo de Vigilância Sanitária funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 às 13h e está localizada na Alameda Arthur Hoffig, 855, nos fundos do prédio da Farmácia do Povo.

RAIVA

A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal, tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando à morte após curta evolução. A transmissão ocorre quando o vírus da raiva, existente na saliva do animal infectado, penetra no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordidas, arranhões ou lambidas. Em meio urbano, ocorre principalmente em cães e gatos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS