Câmara de Três Lagoas | Com Câmara de Três Lagoas | 23/05/2018 10h00

Promotor de Justiça usa tribuna para falar sobre o Trânsito

Compartilhe:

Nesta terça-feira (22), os vereadores realizaram a 15ª sessão ordinária, que apreciados cinco projetos, encaminhando dois para comissões permanentes da Casa e aprovando três. Além disso, encaminharam denúncia para ser investigada pela Comissão de Indústria, Comércio e Agronegócio. No início da sessão, o promotor de justiça Luciana Lara usou a tribuna para falar sobre o projeto “Sua pressa não vale minha vida”, que busca

Lara informou que desde o início da sua atuação na 8ª Promotoria, chamou sua atenção as denúncias relativas a crimes de trânsito. “Três Lagoas é campeã estadual em crimes de trânsito, uma média de acidentes, três vezes maior que na capital e duas vezes mais que a média estadual”.

A iniciativa dos promotores, através do projeto "Sua pressa não vale minha vida", visa à conscientização e influência em Políticas Públicas. Lara ressaltou que a realidade tem que mudar. A maioria dos homicídios no trânsito, os crimes de trânsito, num geral, poderiam ser evitados. Além disso, na tabulação de dados, a Promotoria constatou que 80% dos atendimentos ortopédicos emergenciais são por conta do trânsito, sobrecarregando o sistema de saúde local.

Na próxima sexta-feira (25), será divulgado um mapa das principais ocorrências, os locais e as incidências de acidentes de trânsito em Três Lagoas. O uso da tribuna também teve o objetivo de pedir Políticas Publicas e propostas, como, por exemplo, a viabilidade do projeto "Cidade do Trânsito", para que crianças e adolescentes entendam a dinâmica do trânsito e também, como forma de educá-los, transformá-los em fiscais mirins, com direito a um talonário moral de multa, para aplicar em parentes e vizinhos.

Inclusive, Lara chamou atenção para a grande quantidade de bicicletas elétricas, que merecem até mesmo uma legislação, regulamentação municipal ou Políticas Públicas.
Outra questão é a falta de local específico para realização de aulas e provas para as autoescolas promoverem aulas práticas e exames. Neste sentido, o promotor ponderou sobre a cedência de uma área pelo município.

Finalizando, Lara ressaltou: "todos os atores do trânsito tem que entender as suas responsabilidades". O promotor agradeceu a oportunidade e pediu apoio dos vereadores para tirar Três Lagoas do ranking de cidade com maior número de acidentes para a cidade mais educada no trânsito.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS