Cassilândia | Com A Tribuna News | 27/09/2011 10h23

Com perfuração do poço da Vila Izanópolis, Carlinhos vai resolver antigo problema de falta de água

Compartilhe:

A população cassilandense tem motivos de sobra para comemorar. Isto porque o Prefeito Carlinhos do TRR (DEM) deu início a mais uma série de obras no município. Estas obras tem um peso maior, pois vai sanar o problema de falta de água na cidade.

“Estou extasiado, isto aqui é um sonho”, diz o prefeito Carlinhos admirado diante do maquinário que começava a preparar o terreno para a perfuração do poço da Vila Izanópolis.

Cassilândia tem cinco reservatórios de água, sendo Jardim América, Jardim Campo Grande, Estação de Tratamento de Água (ETA), Minas Gerais e Vila Izanópolis. O reservatório da Vila Izanópolis tem capacidade para 500 mil litros.

Com a perfuração do poço, que deve ter uma vazão de, no mínimo, 50 mil litros, a quantidade de água no reservatório aumentará, tornando desnecessário o remanejamento de água do reservatório do centro para a Vila Izanópolis e vice-versa. Deste modo, os dois reservatórios terão água suficiente para abastecer os bairros.

Ao lado do Prefeito estavam os vereadores Ademilso Fião (DEM), Eder Quirino (PSC) e Florisvaldo (PT), além do secretário de Obras, Marcos Leite, e o Chefe do Departamento Municipal de Água, José Farias Júnior.

Por volta das 7h30, o maquinário da Prefeitura Municipal de Cassilândia começou os trabalhos. Retro escavadeira, patrola e pá carregadeira prepararam todo o terreno. Cerca de 40 minutos depois, tudo estava pronto, quando os caminhões da empresa Hidro Sonda instalaram o material de perfuração. Aproximadamente às 10 horas iniciou-se a perfuração do poço.

Segundo o proprietário da empresa, Ademir Frigo, até o fim desta semana o poço estará perfurado. Em aproximadamente duas semanas começa a funcionar e incorporar a quantidade de água no reservatório da Vila Izanópolis a ser distribuída à população.

Quando for concluída a perfuração do poço da Vila Izanópolis, obra no valor de R$ 89 mil, vai ser iniciada a perfuração do poço da Vila Pernambuco, onde será construído um reservatório com capacidade de mais de um milhão de litros. O investimento total nas obras da Vila Pernambuco é de R$ 449 mil, que serão feitas pela mesma empresa.

Planejamento - Segundo o chefe do Departamento Municipal de Água, a falta de água na cidade se deve principalmente ao desperdício e falta de planejamento em gestões passadas. Ele informa que a média mundial de consumo de água por pessoa é de 150 litros/dia e que, em Cassilândia, a média é de 300 litros/dia por pessoa. “É difícil abastecer uma cidade que consome o dobro da média mundial”, explica.

Para ele, houve falta de planejamento em outras gestões no que diz respeito ao abastecimento de água. “Em gestões passadas, foi perfurado um poço e construído um reservatório no bairro Jardim América para o abastecimento daquele bairro e do bairro Laranjeiras, somente. O último poço perfurado para abastecer o centro, Vila Izanópolis e outros bairros maiores, foi há 30 anos”.

Farias explica que o consumo aumentou e o desperdício também, pois “a cidade consome mais água hoje. Ao andar por Cassilândia, é comum ver pessoas com mangueiras nas mãos lavando até mesmo as ruas. Com isso, são desperdiçados litros e litros d’água”, diz.

Ainda na opinião de Farias, a administração do prefeito Carlinhos vai resolver o problema da água no município. “Com esse poço na Vila Izanópolis, outro poço e um reservatório na Vila Pernambuco, a questão da água em Cassilândia será sanada”, garante.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS