Cassilândia | Com A Tribuna News | 24/09/2011 10h19

Prefeito Carlinhos e produtores rurais visitam unidade da Frango Ouro em Aparecida do Taboado

Compartilhe:

“Se der retorno, por que não?”, diz o produtor Leandro Romero sobre a possibilidade de implantação de aviários em Cassilândia. Romero é produtor de leite, criador de gado de corte e possui uma fábrica de ração, ele está animado com a possibilidade do empreendimento. “Acho que pode ser vantajoso, um complemento na renda e na produção”, explica.

O motivo de tanta animação por parte de Leandro se deve ao fato de que ele e outros 11 produtores rurais de Cassilândia visitaram o abatedouro da empresa Frango Ouro em Aparecida do Taboado, nesta quinta-feira (22).

A unidade de Aparecida é responsável pelo abate de frangos vindos das cidades de Paranaíba, Campo Grande e Terenos, além das aves que são criadas no próprio município. De acordo com o Gerente responsável pela unidade, Luciano Ríspoli, há 53 aviários em Aparecida do Taboado, distribuídos em 20 propriedades. No abatedouro do município são abatidas 40 mil aves por dia. O objetivo é alcançar pelo menos 50 mil.

Para tanto, a Frango Ouro pretende instalar aviários no município de Cassilândia. A expansão do número de aviários garantiria a auto-suficiência da unidade de Aparecida e a proximidade entre os municípios é um fator favorável, pois reduz o raio produtivo. A intenção inicial era de se implantar 20 aviários, mas Luciano garantiu que se houver interesse maior, poderão ser instalados até 26 barracões.

Empreendimento vantajoso - O prefeito Carlos Augusto da Silva (DEM), Carlinhos do TRR, e o secretário municipal do Desenvolvimento, Mário Antônio Freita, também estiveram presentes no encontro. Na opinião de Carlinhos, o empreendimento é duplamente vantajoso, pois “é lucro certo para o produtor e gera renda para o município”.

Os produtores, o Secretário e o Prefeito passaram o dia todo em Aparecida do Taboado, onde conheceram as instalações da empresa, viram de perto alguns aviários e conferiram a criação de frangos. Os barracões de 2.250 m², em média, abrigam de 30 a 36 mil aves, que são criadas em um ciclo de 57 dias. Os pintinhos chegam ao aviário, são engordados durante 45 dias e posteriormente são levados para o abate. Após este período, espera-se 12 dias até que outra ninhada chegue.

Depois do almoço, na unidade, o Gerente responsável deu uma palestra, quando explicou acerca do projeto e esclareceu algumas dúvidas por parte dos produtores. Ao final, houve interesse imediato de se instalar 10 barracões no município de Cassilândia.

Apoio - Na opinião do Presidente da Associação dos Produtores de Leite de Cassilândia, Orizon Manoel de Paula, a visita foi bastante proveitosa. “É um primeiro contato. O produtor quer ver primeiro, pra depois decidir”. Orizon enaltece o apoio dado pelo prefeito Carlinhos aos produtores rurais, declarando que “o Carlinhos está de parabéns. Além de ceder o micro ônibus pra nos levar, ele foi o primeiro prefeito da história de Cassilândia a apoiar os produtores neste tipo de empreitada”.

Segundo Orizon serão feitas outras reuniões, entre as quais uma com a Gerente Geral da unidade do Banco do Brasil de Cassilândia, Eliane Domingos. “Vamos nos reunir com a gerente, também, para saber as possibilidades de financiar o investimento”, disse.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS