Cassilândia | Prefeitura de Cassilândia | 06/09/2011 17h31

Reunião na Secretaria de Educação define diretrizes do Programa Janela Para o Mundo

Compartilhe:

Na última sexta (02), ocorreu uma reunião entre representantes da empresa Omega Energia, Secretaria Municipal de Educação e diretores de Escolas Municipais e Estaduais de Cassilândia para dar continuidade ao programa Janela Para o Mundo. Programa este que é uma responsabilidade social da Omega, com intuito de promover a consciência ambiental e o desenvolvimento social nos municípios onde a empresa se instala.

De acordo com o responsável pelo projeto, Luciano Viana, nos últimos dois meses foram feitas reuniões com os principais atores locais, como escolas, promotoria e líderes de bairro, para realizar diagnóstico socioambiental. A partir do diagnóstico, pode-se pensar em como melhorar a aprendizagem e ensino dos alunos e traçar as diretrizes do programa. Para Viana, o que se pode concluir é que falta identificação do aluno com o conteúdo. Segundo ele, o município possui potencial para motivação acadêmica e perspectiva profissional, o que pode ser conquistado melhorando a relação entre Cassilândia e cidadãos.

Nesse espaço entra o Janela Para o Mundo que, por meio de trabalhos práticos, visa melhorar a relação entre professores e alunos, assim como aumentar o interesse destes na aprendizagem. A reunião serviu para deixar as diretorias a par do que realmente é o programa e ver o interesse dos educadores na adesão, o que foi extremamente positivo, uma vez que todos ficaram entusiasmados.

Os próximos passos são a implantação do programa e o monitoramento dos projetos. A partir do dia 24 de setembro, tem início a formação dos professores e facilitadores, alunos bolsistas da UEMS que participarão do projeto. Nesta data virá um coordenador pedagógico da Omega e será dado material de apoio. No dia 30 de setembro ocorre um evento para levar a proposta aos alunos. Do dia 1° ao dia 11 de outubro é o prazo para a inscrição dos alunos e até o dia 22 de novembro ocorre o desenvolvimento e acompanhamento das atividades práticas.

O Janela Para o Mundo possui duas vertentes, o Despertar Para o Mundo Para Jovens Cidadãos e o Despertar Para o Mundo Para as Crianças. Sendo o primeiro para alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental e 1° e 2° anos do ensino médio, e o segundo com foco em alunos do 4° e do 5° ano do ensino fundamental. A diferença entre as duas linhas está no fato de que, para as crianças, a prática consiste em rodas de leitura, basicamente de português e matemática, enquanto que para os adolescentes, haverá atividades práticas, mais elaboradas e, ao final do programa, os destaques participarão de uma feira no museu de Inhotim, em Brumadinho (MG).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS