Reunião na Secretaria de Educação define diretrizes do Programa Janela Para o Mundo
Na última sexta (02), ocorreu uma reunião entre representantes da empresa Omega Energia, Secretaria Municipal de Educação e diretores de Escolas Municipais e Estaduais de Cassilândia para dar continuidade ao programa Janela Para o Mundo. Programa este que é uma responsabilidade social da Omega, com intuito de promover a consciência ambiental e o desenvolvimento social nos municípios onde a empresa se instala.
De acordo com o responsável pelo projeto, Luciano Viana, nos últimos dois meses foram feitas reuniões com os principais atores locais, como escolas, promotoria e líderes de bairro, para realizar diagnóstico socioambiental. A partir do diagnóstico, pode-se pensar em como melhorar a aprendizagem e ensino dos alunos e traçar as diretrizes do programa. Para Viana, o que se pode concluir é que falta identificação do aluno com o conteúdo. Segundo ele, o município possui potencial para motivação acadêmica e perspectiva profissional, o que pode ser conquistado melhorando a relação entre Cassilândia e cidadãos.
Nesse espaço entra o Janela Para o Mundo que, por meio de trabalhos práticos, visa melhorar a relação entre professores e alunos, assim como aumentar o interesse destes na aprendizagem. A reunião serviu para deixar as diretorias a par do que realmente é o programa e ver o interesse dos educadores na adesão, o que foi extremamente positivo, uma vez que todos ficaram entusiasmados.
Os próximos passos são a implantação do programa e o monitoramento dos projetos. A partir do dia 24 de setembro, tem início a formação dos professores e facilitadores, alunos bolsistas da UEMS que participarão do projeto. Nesta data virá um coordenador pedagógico da Omega e será dado material de apoio. No dia 30 de setembro ocorre um evento para levar a proposta aos alunos. Do dia 1° ao dia 11 de outubro é o prazo para a inscrição dos alunos e até o dia 22 de novembro ocorre o desenvolvimento e acompanhamento das atividades práticas.
O Janela Para o Mundo possui duas vertentes, o Despertar Para o Mundo Para Jovens Cidadãos e o Despertar Para o Mundo Para as Crianças. Sendo o primeiro para alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental e 1° e 2° anos do ensino médio, e o segundo com foco em alunos do 4° e do 5° ano do ensino fundamental. A diferença entre as duas linhas está no fato de que, para as crianças, a prática consiste em rodas de leitura, basicamente de português e matemática, enquanto que para os adolescentes, haverá atividades práticas, mais elaboradas e, ao final do programa, os destaques participarão de uma feira no museu de Inhotim, em Brumadinho (MG).
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