Cassilândia | O Jornal | 01/12/2011 10h29

VI Conferência Municipal da Criança e do Adolescente debate ações em prol da juventude

Compartilhe:

No último dia 30 de novembro, foi realizada na sede do Projeto Amigão – PETI, a VI Conferência Municipal da Criança e do Adolescente. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal do Bem Estar Social e Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e Adolescentes de Cassilândia.

Na parte da manhã, foram realizadas palestras e apresentações e no período da tarde, foram elaboradas propostas a partir da reunião dos grupos temáticos com apresentação e aprovação em plenária.

Nas apresentações e palestras, foram tratados os seguintes temas: Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente com apresentação da juíza da Comarca de Cassilândia, Luciane Buriasco Esquerdo; Proteção e Defesa dos Direitos, com apresentação da promotora de justiça Aline Mendes Franco Lopes; Protagonismo e Participação da Criança e do Adolescente com Igor Pereira da Silva; Controle Social e Efetivação dos Direitos com Franciani Carvalho dos Santos; Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, com Jan Fábio Nunes da Silva.

A participação dos jovens e pessoas ligadas à defesa e proteção da criança e adolescente visa contribuir para implementar e monitorar os direitos de crianças e adolescentes constantes no plano decenal e na política nacional. Mais conferências serão realizadas em âmbito estadual e nacional pelos respectivos conselhos.

Superar os desafios, fortalecer a democracia e um melhor controle dos órgãos sociais ligados à criança e ao adolescente se faz com a participação ativa de toda a sociedade, razão da conferência que tem, por meio dos respectivos representantes mobilizar o Sistema de Garantia de Direitos.

Em outras palavras, implementar a Política Nacional do Plano Decenal dos Direitos Humanos das Crianças e dos Adolescentes, mediante mobilização das instâncias governamentais e da sociedade civil. Articulação com os gestores das esferas executiva, legislativa e judiciária para a implantação da Política do Plano Decenal e a criação de mecanismos de monitoramento das ações propostas nas três esferas de governo. 

O evento contou com a presença de estudantes, psicólogos, assistentes sociais, educadores, conselheiros tutelares, advogados, dos palestrantes citados acima e da secretária municipal de Bem Estar Social, Marcial Leonel e do chefe de gabinete da prefeitura de Cassilândia, Antônio Valter de Souza. Leonardo Leal

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS