Cultura | Roberto Abib | 07/11/2011 13h15

Banda Marcial ganha prestígio pelos municípios do Estado

Compartilhe:

A Banda Marcial de Aparecida do Taboado foi destaque nos municípios em que passou este ano. Junto com o maestro Edi Carlos, e representantes da Diretoria de Cultura, a Banda se apresentou em quatro municípios do Estado: Porto Murtinho, Chapadão do Sul, Figueirão e Cassilândia, participando da 3° e da 5° etapa do Circuito Sul-Mato-Grossense de Bandas e Fanfarras.

Em Porto Murtinho, na 3º etapa do Circuito, a Banda ganhou dois troféus como forma de agradecimento pelo empenho e apoio dado pela Prefeitura de Aparecida do Taboado aos integrantes da Banda, que têm a oportunidade de participarem de intercâmbios culturais como o circuito Sul-Mato-Grossense de Bandas e Fanfarras.

Para o gestor municipal André Alves, é muito importante o resgate da cultura e esse intercâmbio. “Nós ativamos a banda em nossa administração justamente com essa intenção: valorizar a nossa cultura e dialogar com outras. E para que isso aconteça, precisamos dar condições aos instrutores e aos integrantes da banda para se sentirem motivados em realizar um bom trabalho”, esclarece o professor André Alves.

Conforme a secretária de Educação, Maria Célia Souto Alvarez, a reativação da Banda representa muito mais para a secretaria e para os integrantes da banda. “É um renascimento que sempre causou muito orgulho para a cidade”.  Maria Célia relembra a primeira apresentação após esse renascimento. “Foi no aniversário da cidade. Nós da Secretaria nos emocionamos, pois aquilo significava uma grande luta por eles estarem ali. Esta banda é a oportunidade da criançada aprender música, de conviver com os amigos e a oportunidade deles crescerem sabendo que nada se faz sozinho”, conclui Maria Célia.

Uniformes e sala de aula

Nas comemorações dos 63 anos de emancipação política de Aparecida do Taboado, a Banda Marcial estreiou o novo fardamento. Os uniformes possuem as cores emblemáticas do brasão do município. De acordo com diretor de cultura, Moyses Chama, a vestimenta foi confeccionada com tecido oxford e bordados em pedrarias.

Assistindo pela primeira vez a apresentação da Banda, a proprietária da confecção dos uniformes, Romilda Moraes, acompanhou a estréia. Para ela, trabalhar na confecção de uniformes para bandas e vê-los tocar é de uma grande satisfação. “Desde o primeiro fardamento até este último que fiz para a Prefeitura de Aparecida do Taboado, é sempre uma grande emoção vê-los fardados”, enfatiza.   

De acordo com o maestro Edi Carlos, os uniformes trarão uma autoestima para os integrantes, visto que, eles fazem alusão aos tempos antigos. “Eles nos lembram a época em que os militares conduziam seus soldados, e essa nova roupagem da Banda nos faz mais altivos”, ressalta o maestro.

A Secretaria de Educação disponibilizou uma sala com 50 cadeiras estofadas, ar-condicionado e banheiros para que os integrantes tenham aulas teóricas.  “E está sala ficará a disposição para outras reuniões no município em que haja a necessidade dessa estrutura”, assegurou o Diretor de Cultura, Moyses Chama, informando ainda que, após uma reforma, a Banda Marcial passará a ensaiar aos fundos da Secretaria de Educação.

História

Fundada em 28 de Setembro de 1994, a Banda Marcial de Aparecida do Taboado desenvolve atividades de ensino musical gratuito aos jovens, estimulando o crescimento cultural e intelectual, a disciplina e o companheirismo. A banda é um projeto desenvolvido pela  Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, sob o comando da secretária Maria Célia Souto Alvarez.

Desde a sua fundação, a Banda Marcial já se apresentou nos Estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo, participando de aniversários de municípios, inaugurações, além de eventos esportivos e culturais.

Dentre as diversas apresentações, destacam-se o primeiro lugar no Concurso Estadual na cidade de Dourados, a inauguração da ponte rodo-ferroviária sobre o rio Paraná e o primeiro lugar no Concurso Nacional de Bandas de Fanfarras nas cidades de Dourados e Campo Grande.

A banda possui atualmente 45 componentes: 25 homens e 20 mulheres.

O que é uma Banda Marcial?

Uma banda marcial (em inglês: marching band) é um grupo de músicos instrumentais que geralmente apresentam-se ao ar livre e incorporam movimentos corporais - geralmente algum tipo de marcha - à sua apresentação musical. Esses grupos geralmente utilizam duas classes de instrumentos musicais: os metais e a percussão. Sua música geralmente tem um ritmo forte, adequado à marcha.

Além dos desfiles tradicionais, muitas bandas também apresentam field shows (do inglês, "apresentação em campo") em eventos especiais como competições de bandas marciais. As bandas marciais são geralmente categorizadas de acordo com a função e o estilo de field show que apresentam. Crescentemente as bandas marciais têm se apresentado em ambientes cobertos, com novos tipos de música e performances, aplicando-se então  não apenas bandas de marcha mas bandas de show.

Atualmente o número de bandas marciais é crescente e as apresentações desses tipos de banda ocorrem cada vez mais sendo muito comuns os festivais e encontros de banda e apresentações em estádios esportivos.

 

 

 

 

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS