Cultura | Roberto Abib | 05/12/2011 09h19

O Circo chegou em Aparecida do Taboado

Compartilhe:

  “No centro de Brasília, havia um projeto de Circo para as crianças que ficavam nas ruas. Ali, elas podiam se arriscar, saltar e desafiar seus limites sem o medo de estar sendo vigiadas ao pular um muro ou sofrer alguma represália da Polícia. E há dez anos, quando cheguei em Aparecida do Taboado, eu senti a necessidade de um projeto como esse”.

A essência do espetáculo O Circo, realizado na última quinta-feira, 01 de dezembro, na quadra de esportes Floriscena Laurinda de Castro é proferida pela Irmã Nilza Maria, do Instituto Promocional Dom Afonso Maria Fusco. Após convencê-la a conceder uma entrevista, Irmã Nilza comenta sobre o processo da implantação do projeto, o qual se consolida com a apresentação do espetáculo.

“Numa conversa espontânea, eu disse que um dia eu ia trazer uma lona e montar um circo na cidade, pois sou apaixonada pelo Circo. Num picadeiro, as pessoas têm grandes oportunidades na dança, na música, no esporte... o circo engloba Tudo. Então, surgiu a professora Manoela nos relatando que seria um sonho desenvolver um projeto como esse na cidade; outras pessoas foram se engajando ao Instituto. E com muito esforço e contribuição da Secretaria Municipal de Educação, veio um grupo de Circo de Campo Grande para ministrar um curso para nós. Foi o primeiro chute do projeto”, elucida Irmã Nilza.

O espetáculo é o resultado de um trabalho desenvolvido há 2 anos em parceria com a academia Sport Center, Apae e  Ballet/AABB Comunidade; com participação de academias de Paranaíba e Santá Fé do Sul; e apoio da Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado.

Para o prefeito André Alves Ferreira a atividade significa uma inspiração ao desenvolvimento das crianças do município. “Precisamos enaltecer o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Instituto, academias e pela Professora Manoela, que se empenharam para que esse evento fosse possível. Este trabalho é indispensável no desenvolvimento de nossas crianças, pois dá a elas uma oportunidade de se transformarem em agente sensíveis à arte”, enaltece o prefeito.

O Instituto Dom Maria Fusco recebe uma ajuda mensal da Prefeitura Municipal. Além do projeto de circo, desenvolve atividades de educação ambiental, qualificação profissional de jovens e atividades esportivas em parceria com a AABB Comunidade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS