Cultura | Da Redação/Com Agência Brasil | 01/05/2015 14h34

Palácio Guanabara sedia concerto do maior festival de harpas do mundo

Compartilhe:

Três meses depois de abrir suas portas para o público, em um projeto de visitas guiadas nos últimos sábados de cada mês, o Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, recebe neste 1º de maio, Dia do Trabalho, às 16h, o primeiro concerto do 10ª Rio Harp Festival, considerado o maior evenro de harpas do mundo. A apresentação, no Jardim de Inverno do palácio, será da harpista espanhola Maria Rosa Clavo y Manzano, que estará acompanhada da Orquestra de Gaitas de Foles.

Agora internacional, o festival ocorre a cada ano ao longo dos meses de maio e junho e teve uma abertura prévia na última terça-feira (28), na Casa do Brasil em Madri, na Espanha. A partir de amanhã (2) e até o dia 30 de junho serão 100 concertos gratuitos em diversos espaços do Rio de Janeiro, de Niterói (RJ), Duque de Caxias (RJ), São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Juiz de Fora (MG), Maceió e Aracaju.

No âmbito internacional, além da Espanha, o festival também terá apresentações em Portugal. O evento reúne 45 harpistas de 25 países.

As apresentações na capital fluminense ocorrem tanto em pontos turísticos como o Morro do Corcovado, a Ilha Fiscal e o Forte de Copacabana, além de museus, centros culturais, igreja, sinagogas e clubes. O projeto também terá concertos em que harpistas serão acompanhados de orquestras de comunidades cariocas.

Segundo o idealizador do Rio Harp Festival, Sergio da Costa e Silva, essa participação inova o cunho social do projeto. “Anteriormente, a gente levava os harpistas para tocar nas comunidades. Agora invertemos. Estamos trazendo as orquestras das comunidades para se apresentarem com os grandes harpistas. É uma forma de eles terem o prestígio de tocar com um grande nome da música”, disse Sergio, que também comanda o projeto Música no Museu, do qual o Rio Harp é um dos grandes eventos.

Maré, Complexo do Alemão, Pavão-Pavãozinho e Rocinha são algumas das comunidades que terão orquestras participando desta 10ª edição do projeto. A programação completa dos concertos está disponível nos sites www.rioharpfestival.com e www.musicanomuseu.com.br.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS