Cultura | Roberto Abib | 09/01/2012 11h29

Prefeito André Alves prestigia final da festa de Folia de Reis

Compartilhe:

  O prefeito municipal de Aparecida do Taboado, André Alves Ferreira (PMDB) prestigiou o último dia da Festa de Folia de Reis do município. Os festejos se encerraram neste sábado, 7 de janeiro, no Centro Comunitário Córrego do Ouro.

Por volta das 13 horas, a Companhia de Reis Embaixadores dos Reis Magos chegaram ao Centro Comunitário em cantos e louvores.  Em seguida, os foliões receberam as ofertas da população, sendo que cada oferta era agradecida por um canto.

Após o recebimento das ofertas, a companhia e a comunidade rezaram um terço pelas promessas atendidas, e na sequência, coroaram o festeiro da festa do ano que vem.

A festeira da festa do ano de 2013 será a família da senhora Inesmar Nunes Lacerda. Para ela, o festejo é um trabalho em devoção e fé aos três reis do Oriente e de uma tradição de três gerações. “A gente foi criado dentro desta festa, que passa um para o outro. Nós temos o compromisso de uma geração para dar prosseguimento aos festejos. Nós fazemos a festa por uma lembrança aos que foram e em prol dos que ainda se encontram com a gente”, comenta Inesmar.   

A festa se encerrou com o leilão das ofertas e um baile que se entendeu até a madrugada.  O início da festa de Folia de Reis começou no dia 25 de dezembro.

Durante os eventos da festa no Centro Comunitário foram servidos almoços e jantares. Para a realização das comidas oferecida pelos festeiros, foram utilizadas 10 vacas, 80 frangos, 120 kg de macarrão e 150 kg de mandioca.

A companhia saiu pela primeira vez em 1949, liderados pelo mestre Quita e mais seis companheiros. Aos 81 anos, no ano de 2000, Quita passou a função ao mestre Anain Alves de Souza, que neste ano, além de mestre da companhia é o festeiro.

Segundo o diretor de cultura, Moyses Chama, o itinerário percorreu a zona rural e urbana. “A companhia passou pelas casas, levando a tradição que conta a história da visita dos reis magos no nascimento do menino Jesus em forma de cantos”, explica o diretor.

“A administração municipal tem uma atenção especial na preservação de nossa cultura. Essa é uma festa que completa 63 anos e a cada ano ratifica a religiosidade e a fé do nosso povo”, comenta o prefeito André Alves Ferreira.

A diretoria de Cultura registrou imagens do festejo para a produção de um documentário.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS