Cultura | Roberto Abib | 16/11/2011 13h35

Prefeitura estimula a dança no município por compor ao Projeto Dança no Mato

Compartilhe:

A Praça de Esportes “Floriscena Laurinda de Castro” foi o cenário do Circuito Dança no Mato realizado na noite deste domingo no município de Aparecida do Taboado. O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com as prefeituras. As apresentações envolveram três companhias de dança com uma hora de exibição de coreografias permeadas pelo balé, dança de rua e dança contemporânea.

O município de Aparecida do Taboado, junto a 14 cidades do Estado, contempla o projeto Dança no Mato, que está na sua 4º edição e abarca 12 companhias de dança selecionadas por edital. Os três grupos que se apresentaram na cidade foram: Companhia de Artes Anhanguera-Uniderp, Expressão de Rua, e o grupo Jovem Beatriz de Almeida, os quais se apresentaram na sexta, em Ribas do Rio Pardo, e no sábado, em Três Lagoas.

“ Essa é uma oportunidade para que a população conheça o que se produz em termos de dança no nosso Estado, e principalmente, estimula a formação e qualificação de grupos em nosso Município”, ressalta o prefeito André Alves Ferreira.

De acordo com o coreógrafo do Grupo Expressão de Rua, Marcos Mattos, a Prefeitura de Aparecida do Taboado é aberta à diversidade da dança praticada no Estado por compor ao Circuito. “É um trabalho de formação de grupo e fruição, pois muitas pessoas daqui não tiveram a oportunidade de ver uma apresentação de um grupo de balé. Além disso, esse formato traz a diversidade das linguagens, desde a dança contemporânea, bale clássico, e dança de rua”, comenta Mattos.

Há um ano como coordenadora do núcleo de dança da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (Fundac), Júlia Aissa observa esse intercâmbio entre o Projeto e os municípios como um estímulo ao mercado da dança. “As companhias de dança vão buscando se profissionalizar para entrar no circuito. E nos municípios, percebo que à medida que visitamos mais de uma vez a cidade, aumenta-se a quantidade de pessoas que assistem o espetáculo e o comportamento do público se modifica; ele começa a apreciar a dança”, explica a coordenadora.

Quem acompanhou as apresentações, pode se empolgar com a três coreografias de dança de rua desenvolvidas pelo grupo Expressão de Rua, uma parte do espetáculo de dança contemporânea da Companhia de Artes Anhanguera-Uniderp “Corpografia Brasileira”, que estreia nos dia 13 e 14 de dezembro na Capital, e a coreografia de balé clássico desenvolvida pelo Grupo Jovem Beatriz de Almeida.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS