Cultura | Da Redação/Com Assessoria | 21/08/2012 11h20

Rota CineMS leva curtas de animação a escolas de Três Lagoas

Compartilhe:

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, com o apoio do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, leva para as escolas municipais do município a programação de animações nacionais do projeto Rota CineMS. As exibições são gratuitas e acontecem até sexta-feira (24 de agosto).

A equipe do projeto Rota CineMS selecionou curtas que abordam assuntos, situações, paisagens, trilha sonora e personagens da cultura popular brasileira. Os filmes fazem parte da programação da Mostra Infantil de Animações Brasileiras, que proporcionam as crianças o acesso a essa rica arte produzida em nosso país.

“É um dia fora da rotina para os aluninhos do pré ao 5° ano, que estão tendo a oportunidade de conhecer um acervo com animações que retratam a cultura popular brasileira. Por possuírem conteúdo sensível e inteligente, as animações nacionais são ricas em mensagens positivas e reflexivas, que representam nossa sociedade e cultura e ajudam as crianças a exercitar sua imaginação e a valorizar a cultura nacional”, explica Lidiane Lima, coordenadora do projeto e do Núcleo de Audiovisual da Fundação de Cultura.

Confira a programação

21 de agosto – Terça-feira - E.M. Gentil Rodrigues Montalvão 

22 de agosto – Quarta-feira - E.M. Eufrosina Pinto 

23 de agosto – Quinta-feira - E.M. Maria de Lourdes Lopes 

24 de agosto – Sexta-Feira - E.M. Ramez Tebet

Cinema no interior

O Rota CineMS, o cinema itinerante da Fundação de Cultura, tem como objetivo difundir o cinema brasileiro e regional. O projeto, que desde 2006 leva a arte do audiovisual para os municípios, já foi visto por mais de 15 mil moradores de cidades do interior que não tinham acesso a nenhuma sala de exibição, promovendo o conhecimento e o reconhecimento da nossa identidade cultural.

“Com a exibição e discussão de filmes e animações nacionais pretende-se continuar um processo de formação de platéia crítica e a difusão da produção em Mato Grosso do Sul”, comenta Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura do governo do Estado. 

Ao mesmo tempo em que leva a arte do cinema aos municípios, o Rota CineMS também ajuda a estabelecer novas salas de exibição e cineclubes, segundo Lidiane Lima, coordenadora do projeto. “Já ajudamos a estruturar um cineclube após a concretização do programa Interação. Os ex-alunos se organizaram e iniciaram o projeto exibindo os filmes que produziram”, explica.

Serviço

Outras Informações no Núcleo de Audiovisual da Fundação de Cultura, com Lidiane Lima, pelo telefone 8151-0111 ou pelo e-mail audiovisual.fcms@gmail.com

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS