Educação | Com Fiems | 23/05/2019 14h45

Alunos do Sesi de Três Lagoas visitam Semana de Física da Unesp

Compartilhe:

Alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola do Sesi de Três Lagoas visitaram a XVII Semana de Física, realizada no campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) da cidade de Ilha Solteira, que fica na divisa do estado de São Paulo com Mato Grosso do Sul.

Acompanhados da coordenadora pedagógica e educacional Eliana da Silva Ferreira e pelos professores Denis Welton da Silva Nascimento e Celson André de Lima Júnior, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os avanços tecnológicos na área de pesquisas de Tesla sobre a transmissão de energia elétrica até a atualidade, visitaram o observatório de astronomia e conhecer projetos científicos da área da Física.

A primeira experiência no campus foi visualizar um invento no qual um jato de água é feito por parábolas, com lançamento oblíquo, que leva o aluno a perceber a relação da Física com a Matemática, e serve para projetar o lançamento da água em distâncias devidamente calculadas, evitando que esta invada determinados espaços de espaços.

No laboratório de inclusão, visualizaram materiais concretos para trabalhar conteúdos de Física para alunos deficientes visuais. Os alunos passaram também pelo laboratório com experimentos que sofrem alteração de movimento dependendo da intensidade da luz.

No pátio da universidade, visualizaram um drone, onde foi explicado como acontece seu funcionamento. No espaço das conchas acústicas, vivenciaram a experiência de propagação do som e foram ao laboratório de astronomia e tiveram explicações sobre os planetas.

Também realizaram a observação do Sol através de um instrumento de observatório construído pelos estudantes de Física e, na quadra, visitaram a exposição de diversos experimentos de força e movimento.

“Consideramos de suma importância que os alunos possam participar de eventos como este, pois podem observar diversos tipos de experimentos, correlacionando os conceitos envolvidos nos mesmos aos estudados por eles. Isso desperta a curiosidade, a investigação, e os questionamentos, estimulando-os a participação em projetos científicos”, avaliou a diretora da Escola do Sesi de Três Lagoas, Zuleica Alves Guimarães.

“Eu achei muito divertida a visita na Unesp durante a semana da física. Pôde esclarecer de uma forma dinâmica os conteúdos vistos em sala e os próximos conteúdos que virão ao longo do Ensino Médio”, considerou a aluna Lívia Ribeiro Lemos.

“Eu achei que foi algo incrível essa visita a Unesp pois consegui ter um olhar mais amplo sobre experimento e na área de exatas. Isso me ajudará a ter um maior interesse nos próximos conteúdos que virão”, acrescentou Danilo Pereira de Souza.

“A visita à Unesp de Ilha Solteira foi bastante produtiva para nós alunos, ajudando na compreensão de diversas áreas”, completou Victor Filgueiras. “A viagem foi muito interessante e importante para um conhecimento mais profundo de experimentos de Física. Gostei da iniciativa dos professores Denis e Celson e do apoio da direção e coordenação para que acontecesse essa saída de campo para uma experiência diferenciada”, concluiu Maria Eduarda Faria.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS