Educação | Da Redação/Com Notícias MS | 24/11/2015 20h30

Assomasul destaca discussão sobre transporte escolar em evento da Undime

Compartilhe:

O diretor-executivo da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Santo Rossetto, participou nesta terça-feira (24) da cerimônia de abertura de evento organizado pela Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul) para discutir questões relacionadas ao transporte escolar no Estado.

Conduzido pela presidente da Undime, Manuelina Martins da Silva Arantes, o evento ocorreu no plenário da Assomasul e contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Júnior Mochi (PMDB), do diretor-presidente do Detran, Gerson Claro, da diretora do Cetran-MS (Conselho Estadual de Trânsito), Regina Maria Duarte, entre outras autoridades ligados ao setor.

Representando o presidente da Assomasul, Juvenal Neto, Santo Rossetto destacou a importância do debate em torno do tema e disse que a entidade está de portas abertas para o que for preciso em termos das parcerias de interesse dos municípios de Mato Grosso do Sul.

Em discurso, o diretor do Detran reconheceu que são muitos os problemas relacionados a educação do trânsito, sobretudo as dificuldades dos municípios para superá-los. No entanto, defendeu o efetivo empenho da gestão pública e da sociedade visando reduzir os graves acidentes existentes hoje não só no Estado, mas em todo país.

“A gente vem hoje aqui fazer um apelo principalmente quanto à segurança no trânsito nas escolas. Nós temos noção das dificuldades que vêm tendo os municípios, mas se a gente for deixando a rotina tomar conta, se nós não fizermos um esforço com a missão de melhorar o setor de nada adianta”, advertiu Gerson Claro.

Ele disse que o Detran tem feito as fiscalizações de rotina nos ônibus do transporte escolar, assim como em todos os veículos do Estado, mas cobrou um compromisso responsável de mudança com relação ao trânsito em âmbito estadual.

Gerson fez questão de mencionar que hoje no país há 50 mil acidentes de trânsito por ano, enquanto que em Mato Grosso do Sul registra-se mil casos por mês.

Ainda em seu discurso, o diretor do Detran garantiu que há mais de 20 projetos de fiscalização no órgão, dos quais 12 em andamento por meio de parcerias com vários municípios.

A ideia, segundo ele, é atingir os 100% no terceiro ano de gestão.  “Estamos determinados a fazer fiscalização tolerância zero com relação a cinto de segurança e uso de celular, e com relação ao trânsito nas escolas podemos chegar muito mais além”, advertiu Gerson, lembrando que já foi diretor da Assomasul e notou que hoje, apesar de tudo, já existe um grande avanço no setor de 20 anos para cá.

Evolução - O presidente da Assembleia lembrou que foi prefeito (de Coxim) e diretor da Assomasul, notando que, apesar das dificuldades dos municípios, houve uma evolução efetiva na questão do transporte escolar de uns anos até agora.

Júnior Mochi disse que à época em que administrou não havia parceria com o governo do Estado, pois a obrigatoriedade era apenas dos municípios. “Ao longo do tempo houve um processo de evolução nessa área. O Estado fazia como uma benesse, não havia obrigatoriedade, então houve evolução”, acrescentou Mochi, lembrou que a dificuldade era tanta á época que um prefeito renunciou ao mandato justamente por causa de complicações no setor de transporte escolar.

“O governo já deu um aumento sensível (sic), mesmo aquém das necessidades dos municípios, mas já houve um avanço gradativo”, afirmou, referindo-se ao reajuste de 19.27% concedido pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) como parte do convênio do transporte escolar.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS